Um homem de 47 anos, suspeito de ter dado origem, «por acidente», ao fogo que esta manhã deflagrou perto de Bensafrim (Lagos), já foi identificado pela GNR, apurou o Sul Informação junto de fonte desta corporação.
O oficial de Comunicação e Relações Públicas do Comando Territorial de Faro da GNR disse ao nosso jornal que o homem estava «a limpar o terreno», quando ateou as chamas, mas que «não o fez de forma intencional», «nem estava a agir de forma ilegal», uma vez que «o risco de incêndio não era proibitivo dessa atividade». O concelho de Lagos está hoje em risco «muito elevado», o segundo de uma escala de cinco.
A CMTV diz que o homem, de nacionalidade alemã, estava a limpar o mato com uma máquina destroçadora junto à sua caravana, num terreno de sua propriedade.
Entretanto, há boas notícias sobre este incêndio, já que uma das duas frentes já foi dominada, enquanto a segundo frente, situada a nascente da EN120 e a arder numa zona de pinhal manso, está «dominada a 50% e a ceder aos meios de combate», revelou ao Sul Informação fonte do CDOS de Faro.
Máquinas de rasto estão agora a fazer «trabalhos de consolidação» na primeira frente, para evitar reacendimentos.
A mesma fonte do CDOS adiantou que, «devido à intensificação do vento, tem havido muitas projeções», que dificultam o combate às chamas e obrigam a ir reposicionando os meios várias vezes.
Ao que tudo indica, se o vento não mudar, em breve este fogo poderá ser dado como controlado.
A estrada EN120, que liga Lagos a Aljezur, continua cortada.
Neste momento, o fogo que deflagrou pelas 11h20 no sítio da Feiteira, perto de Bensafrim, está a ser combatido por 166 operacionais de corporações de bombeiros de todo o Algarve, apoiados por 54 veículos e 7 meios aéreos.
Veja aqui o incêndio visto do ar, a partir do avião da SkyDive Seven (Imagem: João Lopes|SkyDiveSeven):