Odemira encerra época balnear fazendo balanço «bastante positivo»

Em 2021, o concelho de Odemira contou com 12 praias de Bandeira Azul

O Município de Odemira faz um balanço «bastante positivo» da época balnear que agora termina, «tanto ao nível da procura turística, do baixo e pouco grave registo de ocorrências e na qualificação e diversificação da oferta de serviços de apoio ao veraneante».

O Município preparou a época balnear para que as 12 praias oficiais recebessem os veraneantes em total segurança e tranquilidade, contando com a presença de nadadores-salvadores, através de parceria com a Guardião – Associação de Nadadores Salvadores do Concelho de Odemira e com a Seagull Rescue – Associação de Nadadores Salvadores de Grândola, e uma equipa de 17 jovens Assistentes de Praia, para apoio e informações úteis aos banhistas, através de parceria com o Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, no âmbito das medidas de prevenção e combate à doença Covid-19.

Em 2021, o concelho de Odemira contou com 12 praias de Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

As praias do Malhão Norte, Malhão Sul, Franquia, Farol, Furnas Rio, Furnas Mar, Almograve Norte, Almograve Sul, Zambujeira do Mar, Alteirinhos e Carvalhal e a praia fluvial de Santa Clara hastearam a Bandeira Azul.

Ao longo da época balnear, foram dinamizadas diversas atividades de sensibilização e educação ambiental no âmbito do Programa Bandeira Azul, com o objetivo de despertar consciências para a importância da salvaguarda dos ecossistemas e do combate à poluição, com interação de centenas de participantes de todas as idades, realizadas online e nas praias.

Este ano, a cerimónia oficial do primeiro hastear da Bandeira Azul em Praias interiores, a nível nacional, decorreu na Praia Fluvial de Santa Clara, data que marcou o início da época balnear no concelho.

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza atribuiu o Galardão Qualidade de Ouro a sete praias de Odemira: Franquia, Farol, Furnas, Almograve, Alteirinhos, Carvalhal e Santa Clara.

A associação ambientalista Zero distinguiu os Alteirinhos como praia Zero Poluição, onde não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares.

O concelho contou com cinco praias acessíveis, designadamente da Franquia, Furnas Rio, Furnas Mar, Zambujeira do Mar e Carvalhal, que hastearam a bandeira “Praia Acessível, Praia Para Todos!”, disponibilizando equipamento de apoio ao banho para utentes com mobilidade reduzida.

Além de cadeiras anfíbias para adultos, foram também disponibilizadas cinco cadeiras para utilização de crianças e jovens, permitindo melhorar o usufrutuo dos espaços balneares e a concretização plena do conceito de praia acessível, sendo as cadeiras de fácil mobilidade em areia seca ou molhada. Esta iniciativa decorreu do protocolo estabelecido entre o Município de Odemira e a Associação More Moving Moments (MMM) e resultou numa mais-valia para a oferta existente ao nível dos equipamentos disponíveis nas praias.

A época balnear de 2021 ficou ainda marcada pela disponibilização de uma Praia de Uso Balnear Canino, localizada a montante da Praias Furnas – Rio, na freguesia de Longueira/Almograve. Com esta nova resposta, “As Melhores Praias de Portugal” ficaram ainda mais completas e atrativas para quem desejasse levar o seu amigo de 4 patas a banhos, num espaço com as condições necessárias para a permanência e circulação dos animais.

Tal como em anos anteriores, as duas praias naturistas oficiais, a zona a norte na Praia do Malhão Norte e a zona a Sul da praia Alteirinhos, complementaram a oferta turística.

Segundo a autarquia, «o balanço positivo da época balnear resulta também da estreita articulação e parceria entre o Município de Odemira e as demais entidades locais e regionais, públicas, privadas e do meio associativo, que de diversas formas participaram na época balnear que agora termina».

«Num ano em que o turismo foi dos sectores mais afetados pela pandemia, e em especial no concelho de Odemira, devido a todas as medidas de prevenção impostas, os meses de Verão vieram dar um novo alento ao setor e confirmar que Odemira continua a ser um destino preferido por muitos portugueses e por cidadãos de outros países, com registo de grande procura nos alojamentos, restauração e serviços de animação turística», conclui a Câmara odemirense.

 
 



Comentários

pub