Odemira celebra Setembro com música, cinema, teatro e exposições

Iniciativas decorrerão ao longo de todo o mês, presencialmente e em modo online

O programa “Setembro Cultural” regressa este mês a Odemira com espetáculos presenciais e online, com destaque para a música, cinema, animação de rua, teatro e exposições, no âmbito dos eventos que terão lugar no concelho.

Segundo nota de imprensa, o programa tem como objetivo «promover a cultura do concelho, o seu património oral, artístico e patrimonial, proporcionando diferentes manifestações culturais à população».

Ao longo do mês de Setembro, estas iniciativas decorrerão no âmbito da comemoração do Dia do Município e da tradicional Festa Religiosa em Honra de Nossa Senhora da Piedade, bem como do aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago, do Festival Sete Sóis Sete Luas, do Festival Terras Sem Sombras e das Jornadas Europeias do Património.

Para assinalar o 21º aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago, no dia 5 de Setembro, às 11h00, os mais novos terão uma sessão especial online da Hora do Conto na página de Facebook do município de Odemira. Já às 21h30, no Jardim Sousa Prado, está agendada uma sessão de contos com Jorge Serafim.

Entre os dias 7 e 8 de Setembro, vai comemorar-se o Dia do Município e prestar-se uma homenagem à Padroeira de Odemira, Nossa Senhora da Piedade, sendo realizadas «um conjunto de atividades culturais e religiosas».

O destaque vai para o espetáculo de vídeo-mapping “Viagem à Nossa Pátria”, «um projeto educativo e histórico sobre Odemira, integrado na programação “Cultura em rede “, promovida pela CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral e com financiamento no âmbito do Alentejo 2020».

A noite de dia 7 vai contar também com a atuação dos Cantadores do Alentejo (finalistas do Portugal Got Talent), no Cerro do Peguinho, um espetáculo pirotécnico e a atuação da Banda Linhas Cruzadas, na zona ribeirinha.

Na manhã de dia 8 decorrerá a apresentação do livro “Odemira – Património, Religião, Sociedade e Território”, de António Martins Quaresma e José António Falcão, no Cineteatro Camacho Costa.

As celebrações religiosas decorrerão no dia 8 de Setembro, com missa campal em honra da Nossa Senhora da Piedade. A noite encerrará com a atuação do Grupo Senza, na zona ribeirinha.

O Festival Sete Sóis Sete Luas volta a Odemira com a arte do mediterrânico e da lusofonia, com espetáculos musicais e de circo acrobático, nos dias 9, 10, 11, 12 e 20, na zona ribeirinha e no Cineteatro Camacho Costa.

Já nos dias 18 e 19, o concelho vai receber mais uma edição do Festival Terras Sem Sombra, com atividades dedicadas ao património e biodiversidade, em Vila Nova de Milfontes, e um espetáculo de música clássica, em Odemira.

A edição de 2021 das Jornadas do Património, com o tema “Património Inclusivo e Diversificado”, vai ser assinalada em Odemira com a exibição de um filme produzido pelo município nas páginas oficiais do Facebook e Youtube.

Os espetáculos serão condicionados ao número de lugares disponíveis, sendo necessária a reserva de lugares, através do contacto 283 320 900 ou no edifício da Divisão de Desenvolvimento Sociocultural. Para a sessão de contos, a reserva de lugares deverá ser efetuada através da Biblioteca Municipal.

 



Comentários

pub