Mourense Miguel Sinfrónio chamado à Seleção Nacional de Voleibol

Portugal estreia-se perante a Polónia, bicampeã mundial e medalha de bronze na última edição do Campeonato da Europa

Miguel Sinfrónio

O voleibolista mourense Miguel Sinfrónio, depois de se ter sagrado campeão nacional pela equipa do Benfica na época passada, foi agora chamado à Seleção Nacional para representar Portugal na Fase Final do Europeu, que arranca esta quarta-feira, dia 1 de Setembro.

Distribuído por quatro países – Polónia, República Checa, Finlândia e Estónia –, o CEV EuroVolley 2021 disputa-se de 1 a 19 de Setembro.

Os jogos inaugurais do EuroVolley serão realizados hoje, dia 1, pelas 19h00 locais, na Finlândia e na Estónia, respetivamente sedes da Pool C e da Pool D, com os nórdicos a defrontarem a Macedónia e os estónios a enfrentarem a Letónia.

A Sérvia, campeã europeia em título, e a Polónia, bicampeã mundial e medalha de bronze na última edição do Campeonato da Europa, entram em ação na quinta-feira.

Os sérvios defrontam a Bélgica e os polacos serão os adversários da Seleção Portuguesa, que vai medir forças com as suas congéneres da Polónia, Bélgica, Sérvia, Ucrânia e Grécia na Pool A da fase de grupos do Campeonato da Europa de 2021.

A Seleção Nacional de Seniores Masculinos, liderada por Hugo Silva, «está ciente das forças poderosas que terá de enfrentar para a sua campanha europeia chegar a bom porto. Vai enfrentar algumas das maiores potências da modalidade, a começar pelo adversário do jogo de estreia», salienta o site da Federação Portuguesa de Voleibol.

Como cartão-de-visita, a Polónia, orientada pelo belga Vital Heynen, apresenta o facto de ser a atual bicampeã mundial, campeã europeia em 2009, 5ª classificada nos Jogos Olímpicos de Tóquio e constitui, porventura, o adversário mais forte que Portugal vai encontrar no Europeu.

Dotada com jogadores que são considerados dos melhores a nível mundial, como o cubano naturalizado polaco Wilfredo Leon (Zona 4), Michal Kubiak (Z4), Bartosz Kurek (Oposto) ou Paweł Zatorski (Libero), por exemplo, a Polónia exala confiança e determinação.

Do lado contrário, vai estar Portugal, que, ao facto de não ter perdido qualquer jogo na fase de qualificação, junta a garra tradicional dos jogadores lusitanos e, ainda, a ambição de poder qualificar-se pela primeira vez para a fase eliminatória de um Campeonato da Europa. Um duelo entre David e Golias?

«Logo à partida, o facto de ser bicampeão do mundo revela bem o enorme talento e potencial do nosso primeiro adversário. Falar da Polónia é falar de uma seleção que, sendo o Voleibol o desporto rei do seu país, consegue, tal é o número de talentos que tem, fazer com enorme facilidade três equipas para discutir qualquer competição mundial. Diria que, de todas as seleções, aquela que precisaria menos de uma naturalização como a do Leon (que tanto jeito nos dava a nós e a outras seleções) seria a Polónia», disse o selecionador nacional Hugo Silva.

«Resumindo: a Polónia tem um potencial de ataque, quer em potência quer em alcance, que nenhuma outra tem, juntamente com o seu demolidor serviço, comandado pelo rei dos ases, que é o… Leon. A única forma de contrariar uma seleção destas é servir no risco, usar a velocidade para impedir que a sua altura faça a diferença e revelar muita habilidade técnica no ataque, sempre que as condições não sejam as melhores. A juntar a isso, é acreditar que há dias bons e dias maus para todos e que esse pode ser o dia sim para nós. Deste modo, vamos defrontar a Polónia “sem nada a perder e com tudo a ganhar”», acrescenta Hugo Silva.

«Vamos defrontar a Polónia e a Sérvia, campeãs mundial e europeia, e temos de tentar tirar o máximo partido desses momentos! Em relação à Bélgica, Ucrânia e Grécia, aí já estamos a jogar com seleções do nosso nível. E creio que o nosso foco deverá apontar para o 3.º ou 4.º lugar na pool, o que daria para atingir o nosso objetivo principal, que é passar pela primeira vez a fase de grupos», disse, por seu lado, o capitão Alexandre Ferreira.

O seu irmão Marco Ferreira salienta: «Frente à Polónia e à Sérvia teremos de dar o nosso melhor e procurar surpreender. Acima de tudo, devemos realçar que é muito bom para nós podermos defrontar os melhores, aprender e crescer com essa experiência e, sobretudo, desfrutar do facto de estarmos a disputar mais uma fase final de um Europeu, algo que é muito importante não só para os jogadores, mas igualmente para o Voleibol e para o desporto português».

Miguel Rodrigues deixa transparecer a mesma ambição: «Estão aqui as melhores equipas europeias. Todos os grupos têm o seu grau de dificuldade e as surpresas podem sempre acontecer. Vamos dar o nosso melhor, para tentar representar bem o País. O nosso foco é batalhar, lutar e nunca desistir, porque, no fim, cada ponto e cada set pode interessar e fazer a diferença entre ficar dentro ou fora».
«No Europeu de 2019, todos achavam que poderíamos passar a fase de grupos e não passámos… por um ponto [igualdade pontual e de sets com a Grécia, mas mais um ponto sofrido]», destaca o distribuidor.

 

 

Calendário e horário dos jogos da Selecção Nacional de Seniores Masculinos / diretos na Sport TV:

Campeonato da Europa 2021

Calendário da Pool A – 1.ª Fase
(Cracóvia – Polónia/Hora local)

Dia 2 de Setembro
14h30 – Grécia x Ucrânia
17h30 – Polónia x PORTUGAL
20h30 – Bélgica x Sérvia

Dia 3 de Setembro
17h30 – Bélgica x PORTUGAL
20h30 – Ucrânia x Sérvia
Folgam: Polónia e Grécia

Dia 4 de Setembro
17h30 –Bélgica x Grécia
20h30 – Sérvia x Polónia
Folgam: Portugal e Ucrânia

Dia 5 de Setembro
17h30 – PORTUGAL x Ucrânia
20h30 – Grécia x Polónia
Folgam: Sérvia e Bélgica

Dia 6 de Setembro
17h30 – PORTUGAL x Sérvia
20h30 – Polónia x Bélgica
Folgam: Ucrânia e Grécia

Dia 7 de Setembro
17h30 – Sérvia x Grécia
20h30 – Ucrânia x Bélgica
Folgam: Portugal e Polónia

Dia 8 de Setembro
17h30 – Polónia x Ucrânia
20h30 – Grécia x PORTUGAL
Folgam: Sérvia e Bélgica

Os jogos do Europeu 2021 serão transmitidos em direto no EuroVolley.TV (CEV) e na Sport TV

Comitiva Portuguesa

Team Manager – Carlos Prata
Selecionador Nacional – Hugo Silva
Treinador Adjunto – Filipe Vitó
Scouter – João Santos
Médico – Ricardo Aido
Fisioterapeuta – Fábio Gonçalves
Jornalista – Murilo Augusto (Social Media FPV)

Convocatória (14 jogadores*)

Miguel Rodrigues (Cuprum Lubin/Polónia) – Distribuidor
Tiago Violas (SL Benfica) – Distribuidor

Phelipe Martins (Leixões SC) – Central
Miguel Sinfrónio (SL Benfica) – Central
Filip Cveticanin (SC Espinho) – Central
José Pedro Andrade (Esmoriz GC) – Central

Alexandre Ferreira (Seoul Woori Card Wibee VB/Coreia do Sul) – Zona 4
André Lopes (SL Benfica) – Zona 4
Lourenço Martins (SAEMS Tourcoing/França) – Zona 4
André Marques (Castêlo da Maia GC) – Zona 4

Marco Ferreira (Al Jazira SC/Emirados Árabes Unidos) – Oposto
Hugo Gaspar (SL Benfica) – Oposto

Gil Meireles (Sporting CP) – Libero
Ivo Casas (SL Benfica) – Libero

*Clubes em 2020/2021

 

 



Comentários

pub