Mértola e Serpa são os únicos municípios do Baixo Alentejo a celebrar a Semana Europeia da Mobilidade, a partir de hoje, 16 de Setembro, e até dia 22, com atividades sobre o tema “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável”.
O objetivo do município de MÉRTOLA é «encorajar a população a manter uma forma física e mental saudáveis, enquanto beneficiam da beleza da nossa região, respeitando o ambiente, a nossa saúde e a dos outros».
A Câmara Municipal mertolense organizou várias atividades ao longo desta semana. de modo a incentivar a população a uma escolha mais cuidada do meio de transporte habitual, reduzindo o uso de motores de combustão e procurando meios alternativos mais sustentáveis.
Entre as atividades, o município destaca as exposições na Biblioteca Municipal sobre o tema “Mobilidade Sustentável: em Segurança e com Saúde”, as várias caminhadas e passeios de BTT no concelho e o Dia Europeu Sem Carros, que será celebrado a 22 de Setembro, com o encerramento à passagem de veículos automóveis do Centro Histórico de Mértola.
O programa com todas as atividades da Semana Europeia da Mobilidade em Mértola pode ser consultado aqui.
Já em SERPA, entre os dias 16 e 22 de Setembro, o programa “Gente em Movimento” vai sair às ruas do concelho com o objetivo de proporcionar atividade física regular, prioritariamente aos seniores do concelho, promovendo a saúde e o bem-estar físico e mental destes cidadãos.
Também durante esta iniciativa, será dinamizada junto das IPSS do concelho o “Desafio mais passos” e serão disponibilizadas bicicletas do município ao público em geral.
Amanhã, dia 17, terá lugar uma gincana para os mais novos e, no dia seguinte, a zona do Mercado Municipal de Serpa estará condicionada ao trânsito para dar lugar a uma exposição e a comércio de artesanato.

As iniciativas a nível regional e nacional poderão ser consultadas no site da Semana Europeia da Mobilidade.
A Semana Europeia da Mobilidade assenta numa parceria entre redes de autoridades locais e especialistas em mobilidade e comunicação, sendo, em Portugal, coordenada pela Agência Portuguesa do Ambiente.
Comentários