Livro conta como foi a requalificação da fortaleza de Campo Maior

Classificada como Monumento Nacional, esta estrutura militar é uma das mais importantes fortificações do Alto Alentejo

O livro “Requalificação do sistema abaluartado de Campo Maior – Da Praça Militar à Praça Pública” é apresentado este sábado, 11 de Setembro, às 18h30, na Praça Velha desta fortificação. 

Coordenado pela arquiteta Sofia Aleixo e editado por Cariátides Cultura, com o financiamento do Alentejo 2020 e Direção Regional de Cultura do Alentejo em parceria com a Câmara de Campo Maior, o livro regista todo o processo de reabilitação, conservação e restauro que permitiu a requalificação do sistema abaluartado de Campo Maior, reunindo textos e fotografias de diversos autores, bem como documentação histórica e desenhos de projeto.

Classificada como Monumento Nacional, esta estrutura militar é uma das mais importantes fortificações do Alto Alentejo que se insere num vasto conjunto de fortalezas da região fronteiriça da raia, constituído por exemplares únicos de arquitetura militar que testemunham séculos de história.

As obras de requalificação foram inauguradas no passado mês de Julho, momento a partir do qual se passou também a poder visitar o novo Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada de Campo Maior.

A sessão de apresentação pública do livro contará com a presença e intervenção de Ana Paula Amendoeira, diretora Regional de Cultura do Alentejo, João Muacho, presidente da Câmara de Campo Maior, Vítor Mestre, projetista da obra de requalificação, e do tenente-coronel José Ribeiro, especialista em História Militar.

 



Comentários

pub