Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A harpista Helena Madeira vai dar um concerto na Igreja Matriz de Paderne, a 1 de Outubro, Dia Internacional da Música, às 21h30, inserido na programação da primeira edição do Festival de Harpa do Algarve.

A harpista irá interpretar vários populares e religiosos de Alfonso X (1221-1284), D. Dinis (1291-1325), John Newton (1725-1807), Teodoro Cottrau (1827-1879), entre outros.

Helena Madeira, cantora e harpista residente no Algarve, licenciou-se em Antropologia e Língua Italiana, iniciou o estudo do canto lírico em 2004, e frequentou, a partir de 2007, o curso de Canto e Harpa no Conservatório Nacional em Lisboa.

recrutamento zoomarine 2025

Apesar de ter passado ainda pela Escola de Jazz do Hot Club, Helena Madeira define-se sobretudo como autodidata e numa constante busca de técnicas e influências, explorando o poder terapêutico da música e do movimento.

Foi vocalista da banda de world music MU, com a qual editou dois álbuns e assumiu a sua carreira a solo, tendo, em Fevereiro de 2020, editado já o seu segundo álbum de originais – Cenário Divergente – que é um regresso às raízes da música portuguesa, onde a harpa se coroou como rainha soberana na composição musical e que serve que nem uma luva a alma musical portuguesa.

O Festival é produzido pela associação cultural Ideias do Levante, em parceria com vários municípios do Algarve. Em cada edição, é proposta a recolha de donativos para auxiliar instituições sem fins lucrativos do Algarve na área de apoio social e humano.

A recolha de donativos, para a presente edição, de um modo geral, reverte para o SOS Oncológico, uma associação sem fins lucrativos, de âmbito regional (Algarve), que visa apoiar Doentes Oncológicos e seus Cuidadores.

SOS Oncológico
NIF 510 995 748
PT50 0045 7060 4026 3428 0357 3
www.sosoncologico.pt

Este evento é de participação gratuita e recomendado para maiores de 6 anos. Seguirá as recomendações da DGS – Direção Geral da Saúde, sendo necessário o levantamento de bilhete oferta em local a designar ou, no próprio dia do concerto, perto da hora, junto à entrada do espaço onde será realizado o concerto, se ainda houver bilhetes disponíveis.

Mais informações sobre os bilhetes poderão ser obtidas, mais perto da data, no site da Câmara Municipal de Albufeira. 

A Ideias do Levante é uma associação cultural, fundada a 27 de Abril de 1995, com sede em Lagoa e extensão em Portimão (Espaço Portas do Sol), com atividade em torno da formação, produção e promoção cultural, através de projetos regulares e pontuais, não só, na área das artes performativas, visuais e literárias, como também, na área da saúde e do bem-estar.

Esta produção, inserida no primeiro Festival de Harpa do Algarve, conta com o apoio das seguintes entidades: Município de Albufeira, Paróquia de Paderne, Solidó – Instrumentos Musicais, FFotografo Shop, Balance Café, Estorninho.biz, Photos4Life, Inforarte.

 
 
 



inframoura cada gota importa
teatro das figuras

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Biblioteca Municipal de Albufeira Lidia Jorge_painel do Vhils_er_04

Algarvio Armando Luz apresenta o seu novo livro em Albufeira

Coral Polifonica Ecijana

Seis formações dão voz à 25ª Semana Coral de Lagoa