O Festival Terras sem Sombra manifesta o seu «profundo pesar» pela morte do Presidente Jorge Sampaio e apresenta sentidas condolências à sua família.
«Jorge Sampaio foi um presidente que se interessou pelo património cultural do Alentejo e contribuiu para a sua valorização», salientam os responsáveis pelo Festival.
«Em 2016, deu-nos a honra de estar presente na cerimónia de entrega do Prémio Internacional Terras sem Sombra (Sines, Centro das Artes, 2 Julho) e foi quem fez o elogio do premiado, na vertente de Salvaguarda do Património Cultural, atribuído a título póstumo a Khaled al-Asaad, o arqueólogo sírio assassinado em Palmira, por se recusar a entregar os tesouros artísticos da cidade aos radicais».
O antigo Presidente da República Jorge Sampaio faleceu hoje, aos 81 anos, no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide (Oeiras).