Exposição “Fábula Rasa” une ilustração e texto na biblioteca de Aljustrel

Até dia 30 de Setembro

A ilustração e a escrita estão de mão dadas na exposição “Fábula Rasa”, da autoria de Joaquim Rosa e Vítor Encarnação, que foi ontem inaugurada e pode ser vista até ao dia 30 de Setembro, na Biblioteca Municipal de Aljustrel.

O responsável pela ilustração é Joaquim Rosa, natural de Castro Verde. Já Vítor Encarnação, natural de Aldeia de Palheiros, Concelho de Ourique, assina os textos.

Segundo os autores dos trabalhos que estão em mostra, «mantendo as lições intemporais da fábula, é possível redefini-la e adaptá-la ao tempo atual, recomeçando com uma folha de papel em branco e partindo de uma ‘narrativa raspada”».

«Podemos assim dizer que na fábula nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. E essa transformação faz-se através da nossa circunstância, da nossa interpretação e da nossa experiência sensorial. Na fábula, nada é definitivo. Nem as ilustrações, nem as palavras, nem a história, nem a sua moral», contam.

 

 

Sobre os autores:

Joaquim Rosa desde muito cedo mostrou o seu gosto pelo desenho e pela pintura. É licenciado em Design Visual pelo IADE e é professor de Educação Visual no Agrupamento de Escolas de Castro Verde.

Aos 14 anos frequentou o primeiro curso de artes, onde aprendeu algumas técnicas de pintura, expondo desde então.

A ilustração, o desenho e a pintura fazem, assim, parte do seu portfólio.

 

Vítor Encarnação é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e é professor de Inglês e Alemão no Agrupamento de Escolas de Ourique.

É cronista permanente nos jornais “Diário do Alentejo” e “Correio Alentejo” e colabora na “Revista Alentejo”. Publicou várias obras de poesia, contos, crónicas e literatura infantil. Pertence ainda à Assesta – Associação de Escritores do Alentejo.

 

 



Comentários

pub