DRC Alentejo e Laboratório HERCULES organizam palestra sobre Sistema de Inteligência Artificial para o Património

Projeto visa a deteção e alerta de riscos sobre o Património

O SIAP – Sistema de Inteligência Artificial para o Património é o tema da palestra «Das pedras ao digital», que se realizará em Évora, no próximo dia 24 de setembro, às 15h00, na sala 205 do Palácio do Vimioso (Universidade de Évora), numa organização da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRC Alentejo) e o Laboratório HERCULES, daquela universidade.

A abertura da palestra contará com as intervenções de Ana Paula Amendoeira (diretora regional de Cultura do Alentejo) e de José Mirão (diretor do Laboratório HERCULES).

Integram o painel de oradores Orlando Sousa (Direção Regional de Cultura do Norte), Hugo Pires (Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto), Luís Paulo Reis (diretor do LIACC – Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da Universidade do Porto), Carlos Rebelo e Pedro Gonçalves (LIACC – Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da Universidade do Porto).

O projeto SIAP- Sistema de Inteligência Artificial para a deteção e alerta de riscos sobre o Património tem por objetivo «a utilização de ferramentas de inteligência artificial para processamento de dados que permitam aumentar a eficácia dos serviços de supervisão do património e otimizar estratégias de intervenção, através de sensorização e monitorização de estruturas históricas, possibilitando a deteção precoce de riscos potenciais contribuindo para o aumento da segurança e para a redução significativa dos custos de intervenção e manutenção».

Este projeto, gerado na Direção Regional de Cultural do Norte, tem como parceiros o LIACC – Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da Universidade do Porto, CEAU – Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e o LESE – Laboratório de Engenharia Sísmica e Estrutural da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Candidatado ao Concurso nº. 1/SAMA/2020/2019 – Sistema de Apoio à Transformação Digital da Administração Pública, Inteligência Artificial e Ciência dos Dados, da Agência da Modernização Administrativa, o projeto foi financiado e o seu caráter inovador valeu-lhe a transformação em Medida Simplex.

“Diga IA ao Património Cultural” é a medida 113 do Simplex 2019, sendo a única da área governativa da Cultura que associa o eixo das tecnologias emergentes à melhoria da eficiência na Administração Pública.

 
 
 



Comentários

pub