Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vilavitaparc

Bares e discotecas vão mesmo reabrir a 1 de Outubro, com exigência de certificado digital, data em que deixará de haver limitações de lotação em restaurantes, espetáculos culturais, casamentos e batizados, acaba de anunciar o primeiro ministro. O certificado digital apenas continuará a ser obrigatório no acesso a lares de idosos, hospitais e viagens de avião ou marítimas.

Em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, António Costa revelou que deixará de haver, a 1 de Outubro, a exigência de apresentação de certificado digital para o acesso a restaurantes, hotéis, alojamento local, casinos e ginásios.

Portugal vai entrar, assim, numa nova fase de alívio de medidas, devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19: a nível nacional, 83,4% das pessoas já estão totalmente vacinadas.

sessões de cinema de inverno

Quanto à máscara, que já não é obrigatória no exterior, continuará a ter de ser usada em transportes públicos, lares de idosos, hospitais, espetáculos e grandes superfícies.

«O critério tem a ver com três situações: locais com população vulnerável, locais de grande afluência, como transportes públicos e grandes superfícies, e locais com grandes aglomerações de pessoas durante períodos mais longos, como as salas de espetáculos», acrescentou António Costa.

No comércio local, explicou o primeiro-ministro, «não é preciso usar máscara» e nos restaurantes também deixa de ser obrigatório.

Em bares e discotecas, o uso da máscara não é igualmente obrigatório, «daí a exigência do certificado», bem como nos recreios das escolas.

António Costa anunciou igualmente que a Direção-Geral da Saúde (DGS) vai atualizar as normas do confinamento, sobretudo em relação «ao isolamento de pessoas que estão vacinadas e tendo em conta o risco efetivo da transmissão da doença entre população escolar».

O primeiro-ministro realçou que Portugal entrou «numa fase que assenta na responsabilidade individual», sem esquecer «que a pandemia não acabou».

Tendo em conta o evoluir da pandemia, António Costa anunciou que o país vai passar do atual estado de contingência para a situação de alerta, a partir de 1 de Outubro.

 

 

 

Sul Informação

 



recrutamento zoomarine 2025
municipio de odemira

Também poderá gostar

Igreja de São João dos Caldeireiros

Mértola apoia obras de conservação em mais três igrejas do concelho

Ponte do Vascão_entre Alcoutim e Mértola_er_01|Figura 04 1150

Reabertura de trânsito na ponte do Vascão, entre Alcoutim e Mértola, foi adiada para Outubro

Autocaravanas na Praia da Marinha_Agosto 2016_01

Turismo do Alentejo e Ribatejo promove autocaravanismo com campanha nacional