Confeção do Tapete de Arraiolos já está no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

O processo contou com o acompanhamento e parecer favorável da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

O processo de confeção do Tapete de Arraiolos já está no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, anunciou esta quarta-feira, 15 de Setembro, a Direção Regional de Cultura (DRC) do Alentejo. 

O processo contou com o acompanhamento e parecer favorável da Direção Regional de Cultura do Alentejo. O anúncio da entrada nesta lista foi publicado esta terça-feira, dia 14.

A DRCAlentejo tem trabalhado em conjunto coma Câmara de Arraiolos neste processo e participado, entre outras iniciativas, no recente congresso internacional organizado pela Universidade de Évora e pelo Município sobre a arte têxtil e o tapete de Arraiolos.

Têm também sido promovidas diversas iniciativas, entre as quais exposições, conferências e workshops, que visam a divulgação desta arte e a sensibilização para este património.

A inscrição do “Processo de confeção do Tapete de Arraiolos” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial «responde a critérios relativos à importância da manifestação do património cultural imaterial enquanto reflexo da identidade da comunidade em que esta tradição se originou e se pratica».

«A produção e reprodução que caracterizam esta manifestação do património cultural na atualidade traduz-se em práticas transmitidas intergeracionalmente no âmbito da comunidade de artesãs e artesãos do tapete de Arraiolos, com recurso privilegiado à oralidade e à observação e participação direta», explica a DRC Alentejo.

 



Comentários

pub