«CDU é a alternativa de que Beja precisa», diz candidato comunista à autarquia

Candidatura liderada por Vítor Picado quer recuperar gestão autárquica

Caso a CDU ganhe a corrida à Câmara de Beja, nas Autárquicas de 26 de Setembro, Cultura, Património, Desenvolvimento Económico e Social serão áreas prioritárias para os comunistas, que consideram ser a alternativa política para «fazer de Beja um concelho com Futuro».

As propostas que integram o compromisso eleitoral da CDU para o mandato de 2021-2025 foram apresentadas, a 1 de Setembro, na sede de campanha da candidatura da coligação, em Beja.

Esta iniciativa contou com a presença de Vítor Picado, cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Beja, e do mandatário concelhio da candidatura: o deputado João Dias.

Na sua declaração, a CDU diz assumir «o compromisso de elaborar, durante o mandato, um plano de desenvolvimento para um horizonte estratégico de dez anos, assente em diversas vertentes».

Entre outros pontos, Vítor Picado realçou a dinamização económica e social do concelho, a regeneração e qualificação urbana, com destaque para a revitalização do Centro Histórico, assim como, o desenvolvimento cultural, desportivo, institucional e, ainda, a promoção do marketing do município.

A Sensibilização Ambiental e Cidadania é, também, um dos objetivos traçados no documento apresentado aos jornalistas. Sobre esta matéria, o candidato explicou que quer recuperar o galardão de “Cidade Excelência”, atribuído a Beja no anterior mandato.

Do conjunto de linhas estratégicas anunciadas, relativamente à área social, o compromisso da CDU passa por requalificar espaços verdes, como o Jardim Público, e criar uma rede de pequenas áreas no Centro da cidade, sob o mote “Um Centro Histórico mais Verde”.

Já na dimensão económica, as prioridades passam por valorizar o comércio tradicional e reforçar o apoio às empresas.

No plano cultural, a CDU pretende reabilitar a Casa da Cultura, potenciar o Pax-Julia Teatro Municipal e definir o papel do município na beneficiação do Museu Regional.

Nesta vertente, os comunistas querem, ainda, criar o Museu Romano de Beja (atual Centro de Artes e Arqueologia), implementar um projeto museológico para o Museu Jorge Vieira e a sua instalação definitiva num edifício adequado, assim como criar o Museu de Banda Desenhada, o primeiro dedicado à BD em todo o país.

Outro dos aspetos salientados pelo candidato prende-se com a melhoria dos serviços do município. Vítor Picado garantiu que, caso seja eleito, aplicará de imediato o suplemento de insalubridade, penosidade e risco aos trabalhadores.

 



Comentários

pub