Barrancos vai andar dois dias com a cabeça no ar, a olhar para a Via Láctea

Parque de Natureza e Castelo de Noudar recebem a maioria das atividades

Reserva Dark Sky Alqueva – Fotografia de Miguel Claro

Sob céu de Alqueva realiza-se, no segundo fim-de-semana de Setembro, dias 11 e 12, o BarranCosmos, um evento que irá permitir ver a Via Láctea, com os seus planetas e enxames de estrelas, debater temas relacionados com a astronomia e trocar experiências.

O evento, aberto a todos os que queiram partilhar as suas experiências de observação e fotografia astronómicas, realiza-se em Barrancos, no Castelo de Noudar e no Parque de Natureza de Noudar, e conta com a participação de investigadores e astrónomos amadores.

As palestras terão lugar no Cineteatro de Barrancos, pelas 14h00 do dia 11 de Setembro.

As atividades de animação musical e as observações astronómicas vão decorrer no Castelo de Noudar, a partir das 18h00.

Na manhã do dia 12 , pelas 10h00, decorrerão o Passeio de observação de aves no Parque de Natureza de Noudar (Herdade da Coitadinha) e o Passeio cultural pelo centro histórico de Barrancos.

 

Castelo e Parque de Natureza de Noudar – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A entrada é gratuita, mas a inscrição é obrigatória. Consulte o programa completo clicando aqui.

O BarranCosmos é organizado pelo Observatório Lago Alqueva, pela EDIA, pelo Parque de Natureza de Noudar, pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e Câmara Municipal de Barrancos com a parceria da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores (APAA), da Associação de Temáticas da Natureza e Astronomia (ALBIREO) e da Portugal Birds & Trails.

Barrancos é um dos concelhos que integra a primeira reserva “Dark Sky” portuguesa e do mundo, que tem associada a “Rota Dark Sky Alqueva”, incluindo unidades de alojamento, restauração, produtores de produtos regionais e empresas de animação turística.

A certificação internacional “Starlight Tourism Destination” é dada a «lugares visitáveis» que sejam «​​caraterizados pela excelente qualidade para a contemplação de céus estrelados e para a prática de atividades turísticas com base neste recurso».

Os barrancos de Barrancos – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

 



Comentários

pub