Antiga Estação Ferroviária em Beja vai ser reabilitada para fins turísticos

Candidaturas podem ser apresentadas até dia 26 de Janeiro de 2022

A Estação das Represas, em Beja, cuja circulação de comboios foi encerrada em 1970, é uma das seis antigas estações ferroviárias inseridas no Fundo Revive Natureza que será alvo de trabalhos de reabilitação, para posterior exploração turística.

O concurso para a reabilitação das estações foi lançado pela Turismos Fundos e as candidaturas podem ser apresentadas até dia 26 de Janeiro de 2022.

Das restantes cinco estações, três localizam-se no distrito de Évora, nomeadamente, as estações de Vale de Paio e Vimieiro, no concelho de Arraiolos e de Montoito, no concelho de Redondo.

As outras estações são a de Sousel, no concelho de Sousel, e de Vale do Peso, no concelho de Crato, no distrito de Portalegre.

Os concursos destes primeiros seis imóveis incluem, além dos edifícios de passageiros, também cais cobertos, armazéns, habitações e terrenos adjacentes.

Vítor Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, realça que apoia a 100% este programa, uma vez que, «a alternativa seria abandonar» estas estações que estão em ruínas. O responsável afirma que é muito positivo colocá-las ao serviço da atividade turística.

Esta é a quarta fase de lançamento do Fundo Revive Natureza, antes foram lançados concursos de antigas casas de guardas-florestais e de postos da antiga Guarda Fiscal devolutos.

 

 

 



Comentários

pub