Aljustrel tem propostas no Guia de Serviços Educativos do Roteiro das Minas

Guia foi apresentado esta segunda-feira, 6 de Setembro

Aljustrel surge entre as propostas do novo guia de “Serviços Educativos do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal”, que foi apresentado esta segunda-feira, 6 de Setembro, e que contempla várias atividades pedagógicas, presenciais e não presenciais, de norte a sul do país.

Este guia «pretende continuar a dar resposta às necessidades das escolas, naquilo que diz respeito à organização de visitas ao terreno e a outras experiências formativas», embora ainda condicionadas pela situação pandémica atual, diz o município numa nota enviada às redações.

Contemplando «um diferenciado leque de atividades em diferentes pontos do país», o guia reflete «uma grande diversidade de atividades, o que permite proporcionar experiências enriquecedoras e únicas».

Em Aljustrel, o guia apresenta quatro propostas diferentes, que podem ser realizadas presencialmente: um “workshop de ânforas e lucernas”, a possibilidade de ser “Turista por Um Dia” num percurso mineiro, uma “Viagem às Nossas Origens” e “Aljustrel tem uma Mina”.

Para além destas propostas presenciais, haverá outras em modo não presencial como a exibição de filmes, documentários e vídeos: “Município de Aljustrel – 5000 anos de História”, “Minas”, “O Grupo Coral do Sindicato Mineiro de Aljustrel” e “Teatro de Fantoches – Um dia Verdadeiramente Extraordinário na Vida de Manuel Mineiro”.

O objetivo destas atividades é «dar a conhecer a história e importância do património mineiro, mas também a identidade desta terra, mostrando as suas mais-valias», salienta a autarquia de Aljustrel.

Este guia poderá ser consultado aqui, incluindo um conjunto de recursos que contemplam diversas propostas de atividades pedagógicas.

O roteiro é uma iniciativa conjunta da Direção Geral de Energia e Geologia, da Empresa de Desenvolvimento Mineiro e de 41 entidades.

 



Comentários

pub