Aljustrel promove horticultura tradicional com hortas comunitárias

As Hortas Comunitárias enquadram-se na requalificação do antigo Campo das Minas.

Os treze talhões das Hortas Comunitárias do Campo das Minas já foram entregues a quem os vai cultivar, anunciou a Câmara Municipal de Aljustrel.

Segundo a autarquia alentejana, neste processo foi dada preferência aos moradores do Bairro de Vale d’Oca, no entanto, todos os munícipes puderam concorrer.

A Câmara considera importante a criação deste espaço, dada a relevância da atividade agrícola, como forma de sustento, mas também de hóbi e, sobretudo, pela particular ligação deste bairro ao hortejo.

Os utilizadores a quem foram atribuídas estas hortas têm agora ao seu dispor um terreno cultivável, equipado com um abrigo de madeira, sendo o uso gratuito, com exceção do consumo de água, que também tem uma tarifa especial.

O objetivo é fomentar a prática da horticultura tradicional, promover uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, sensibilizar a população para o respeito e defesa do ambiente, valorizar o espírito comunitário na utilização do espaço público e na sua manutenção, bem como promover atividades ambientais para as famílias.

Com a criação destas hortas, a autarquia pretende, ainda, tornar este espaço mais apelativo do ponto de vista ambiental, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida no Bairro de Vale d’Oca, fomentando também uma componente sociocultural e de estreitamento de relações entre vizinhança.

 

 

 
 
 



Comentários

pub