ABC promove conferência sobre envelhecimento saudável da população alentejana

Conferência decorrerá esta sexta-feira, 17 de Setembro, na Escola Profissional de Moura

Nuno Marques – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação (Arquivo)

O Algarve Biomedical Center (ABC) vai promover a conferência “Envelhecer no Alentejo – O desafio da Década” esta sexta-feira, 17 de Setembro, a partir das 10h00, na Escola Profissional de Moura, estando em análise os desafios para o envelhecimento saudável e ativo da população alentejana.

O Alentejo «é uma das zonas do país com maiores índices de envelhecimento» e, sendo que esta «vai ser a década da discussão do envelhecimento ativo», o ABC decidiu organizar uma conferência em que «vão ser discutidos projetos, ideias concretas, para que possam ser, de futuro, implementadas», diz Nuno Marques, presidente do ABC, em declarações ao Sul Informação.

Este será um debate «entre os players e os representantes das instituições da região, da área da saúde, do setor social ou de outros setores mais ligados ao emprego. Durante as sessões, vamos discutir medidas concretas que possam ser implementadas na próxima década no Alentejo», realça.

Dividido em dois painéis, “Envelhecimento Saudável e Ativo” e “Cuidados Continuados: Satisfazer as necessidades da População”, a conferência tem como objetivo «abordar um conjunto de medidas a adotar, que visam aumentar o número de anos com qualidade de vida da população portuguesa», explica o Algarve Biomedical Center.

Posteriormente, o ABC irá «compilar essas medidas e, com as entidades envolvidas, implementá-las de forma a que os cidadãos alentejanos tenham acesso quer aos cuidados que devem ter em termos das pessoas mais idosas, quer o acesso a todos os mecanismos de prevenção que nós podemos ter, promovendo, ao longo do tempo, um envelhecimento saudável», salienta Nuno Marques.

A conferência vai contar com a presença de Gabriel Bastos, secretário de Estado da Segurança Social, e será moderada pelo escritor e investigador Francisco Moita Flores e por Catarina de Albuquerque, presidente da parceria global das Nações Unidas Sanitation and Water for All.

Nuno Marques salienta também que o Plano de Recuperação e Resiliência «tem um foco importante nesta área do envelhecimento que, em termos europeus, vai ser uma das áreas-chave destes dez anos».

«Esta década 2021-2030 foi considerada, em termos europeus, como sendo a década do envelhecimento ativo. Portanto, temos aqui uma janela de oportunidade e o Alentejo, sendo uma das zonas com maiores índices de envelhecimento do país, mereceu uma atenção especial da nossa parte, de forma a podermos interligar e ajudar os players locais todos, pois têm de ser eles a divulgar e implementar estas medidas e a disponibilizá-las às pessoas».

Nesta área, o Algarve Biomedical Center tem «o Centro de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável, reconhecido em termos europeus, e tem estado a trabalhar bastante nessa área em termos nacionais».

O ABC está também envolvido na Rede Portuguesa de Envelhecimento Saudável e Ativo – RePEnSA, em que «apresentamos ao Governo ideias que poderão contribuir para um plano de ação do envelhecimento», conclui Nuno Marques.

Conheça aqui o programa completo da conferência.

 

 



Comentários

pub