Trabalhos de requalificação do teto pintado da Basílica de Castro Verde vão avançar

Empreitada de requalificação da Basílica Real decorre em três fases num investimento de quase 500 mil euros

A assinatura do Auto de Consignação daquela que a autarquia afirma ser “a fase mais importante das obras de reabilitação da Basílica Real”, que contempla a conservação e o restauro do teto pintado em madeira, tem lugar esta terça-feira, 10 de Agosto, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Castro Verde.

A iniciativa contará com a presença dos representantes da Paróquia de Castro Verde e da empresa contratada, bem como do presidente da Câmara, da diretora regional de Cultura do Alentejo e do responsável da relações institucionais da SOMINCOR.

De acordo com o município castrense, “este momento marca o arranque da ação de maior dimensão na Basílica Real, num investimento de 310 mil euros (+IVA), fruto da articulação entre a Paróquia de Castro Verde, a Câmara Municipal e a SOMINCOR”.

O investimento tem garantido um apoio de 75% de fundos comunitários, no âmbito do Programa Alentejo 2020, tendo os 15% da comparticipação nacional sido assumidos pela empresa mineira SOMINCOR, ao abrigo da Lei do Mecenato.

A Câmara de Castro Verde recorda que a Basílica Real tem concluídas duas importantes intervenções de requalificação. A 1ª fase contemplou a limpeza manual do telhado, o arranjo de portas e janelas e a pintura total do monumento, num investimento superior a 65 mil euros.

A 2ª fase, por sua vez, consistiu na recuperação do coro alto e do nártex, num investimento superior a 50 mil euros.

A requalificação da Basílica Real de Castro Verde decorre no âmbito de uma parceria entre a Paróquia de Castro Verde e a Câmara Municipal, contando com a cooperação da SOMINCOR e da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Nas duas fases já concretizadas da intervenção, a autarquia assegurou apoio técnico, fiscalização e um apoio financeiro global superior a 45 mil euros.

A requalificação da Basílica Real de Castro Verde decorre no âmbito de uma ação que está a ser coordenada pela autarquia castrense e que, no total das três fases de intervenção, representa um investimento que ascende aos 446.330 euros.

 

 



Comentários

pub