Porto de Sines está no top 100 dos maiores terminais de contentores do mundo

Ocupa a 98ª posição do “World Top Container Ports 2021” da revista “Container Management”

O Porto de Sines ocupa a 98ª posição do “World Top Container Ports 2021” da revista especializada “Container Management”, registando uma subida de sete lugares comparativamente ao ranking do ano anterior.

O Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI) encerrou o ano passado «com um crescimento homólogo de 13%, com um total de 1.611.963 TEU [medida-padrão utilizada para calcular o volume de um contentor] movimentados», o que lhe permitiu subir sete posições no ranking internacional, «voltando a integrar o top 100 mundial na 98ª posição», diz a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, numa nota enviada às redações.

No corrente ano, Sines «mantém a senda de crescimento e fechou o primeiro semestre com um crescimento homólogo de 22,5%, prevendo-se, no final de 2021, uma movimentação total muito próxima de 1,8 milhão de TEU».

Tendo em conta o contexto adverso que a pandemia tem vindo a impor desde o início de 2020, «estes excelentes resultados atestam a resiliência e determinação de toda a Comunidade Portuária e Logística de Sines em manter e reforçar as cadeias logísticas», tendo o porto conseguido manter-se 100% operacional durante todo este período.

No final de 2019 foi assinado o aditamento ao contrato entre a PSA Sines, concessionária do Terminal XXI,  e a Autoridade Portuária, com vista à duplicação da capacidade do terminal para 4,1 milhões de TEU.

O investimento privado de 660,9 milhões de euros, por parte da PSA Sines, resultará «na ampliação do cais para 1.750 metros, possibilitando a operação simultânea de quatro Megacarriers. Esta obra avança a bom ritmo, cabendo à Autoridade Portuária a obra da extensão da proteção marítima que abrange toda a parte leste do porto», salienta a APS.

Em 2020, a PSA Sines continuou a sua trajetória de investimentos, com a conversão de seis RTG (pórticos de parque) em e-RTG totalmente automatizados.

«A PSA e a APS têm vindo a promover o desenvolvimento da ferrovia no acesso ao terminal, esperando-se a duplicação da operação de comboios até ao final do ano de 2021. Simultaneamente, o Governo continua a desenvolver a ligação ferroviária entre Sines e a fronteira Espanhola, potenciando a capacidade do porto para melhorar o serviço no hinterland ibérico», explica a APS.

No Plano Estratégico para os próximos dez anos, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve prevê «que a carga contentorizada continue a crescer de forma sustentada, sendo um dos objetivos primordiais que o porto atinja 8% do mercado ibérico, aumentando assim a quota de carga de e para o hinterland», conclui.



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