Ourique: Ponte de Garvão e mais seis estruturas da Linha do Sul alvo de obras de manutenção

Foram intervencionadas estruturas em Ourique, Grândola, Álcacer do Sal e Setúbal

A Infraestruturas de Portugal (IP) concluiu os trabalhos de aplicação de proteção anticorrosiva nas ponte de Garvão, em Ourique, e noutras seis estruturas metálicas da Linha do Sul, situadas nos concelhos de Grândola, Alcácer do Sal e Setúbal.

Esta empreitada de manutenção custou 750 mil euros e teve como objetivo «garantir a observância dos índices de fiabilidade, comportamento e segurança destas infraestruturas ferroviárias».

«A execução de intervenções de proteção e tratamentos das estruturas metálicas, que a IP realiza periodicamente, reveste-se da maior importância, atenuando os efeitos da exposição aos vários agentes, tais como a humidade, a salinidade ou a poluição, que originam ambientes com elevado grau de agressividade, e que, no limite, poderiam implicar a substituição de algumas estruturas», segundo a IP.

 

 

Além da ponte do concelho de Ourique, situada ao quilómetro 218,948 da Linha do Sul, foram intervencionados o pontão de Padrões (Km 112,325), a passagem inferior de Alcácer (Km 78,640), os pontões da Ribeira de S. Martinho (Km 64,722) e da Vala de S. Martinho (Km 64,937) e as passagens hidráulicas do Bem Gordo (38,887) e do Montinho (Km 38,383).

«A obra, com a duração de 210 dias, decorreu sem comprometer a circulação regular de comboios, cumprindo igualmente com as exigências ambientais relacionadas com as medidas de proteção à dispersão de resíduos».

 

 



Comentários

pub