Odemira promove formação de monitorização de carga de treinos em desportos de resistência

Esta é a quinta ação de formação inserida no Ciclo de Formação Desportiva

O município de Odemira vai promover uma quinta ação de formação, inserida no Ciclo de Formação Desportiva, com o tema “Desafio na monitorização de carga de treino em desportos de resistência”, estando agendada para 2 e 3 de Setembro, das 20h00 às 22h00, através de plataformas online.

Esta formação será ministrada por oradores «com currículos relevantes em áreas bastante diversificadas em contexto desportivo» e abordará a temáticas dos desafios na monitorização das cargas de treino em desportos de resistência, com base «nas experiências práticas dos formadores, cujos principais pressupostos são transferíveis para diversas modalidades», diz a autarquia de Odemira.

«Este tema assume particular relevância para todos aqueles que intervêm no processo de treino, uma vez que a performance de um atleta está diretamente relacionada com a correta gestão das cargas de treino, sendo fundamental saber monitorizar e gerir esses indicadores de modo a ajustar o treino aos momentos e contextos dos atletas».

A Carga de Treino em Atletas Olímpicos de Natação e a Monitorização da Carga de Treino no Atletismo vão ser os temas chave abordados pelos oradores Luís Cameira e Fernando Jorge Alves.

Luís Cameira é licenciado em Educação Física e mestre em Treino de Alto Rendimento em Natação pela FMH. É técnico principal do SC Braga e, como treinador, obteve títulos e recordes nacionais em todos os escalões.

Já Fernando Jorge Alves é militar da Força Aérea. Licenciado em Educação Física, treinador de Atletismo – Grau II (a terminar dossier de Estágio Grau III, meio Fundo, Fundo e Marcha) – Federação Portuguesa de Atletismo, ex-treinador da formação do S.L. Benfica e ex-técnico do Centro de Marcha e Corrida de Odivelas.

Os interessados devem efetuar a sua inscrição online, através do link para residentes no concelho de Odemira ou do link para não residentes.

Ao longo de 2021, o município de Odemira está a promover um ciclo de formação online dedicado ao Desporto, dirigida aos treinadores das várias modalidades, técnicos de exercício físico e diretores técnicos do concelho.

As formações são certificadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e gratuitas para residentes no concelho.

As próximas formações serão dedicadas aos temas “Técnicas de comunicação e coaching para treinadores”, nos dias 4 e 5 de Novembro, e uma preleção final sobre “Arbitragem”, a 3 de Dezembro.

Para mais informações poderá contactar o sector de Desporto do município de Odemira, através dos números 925403638 e 962377450 ou do e-mail.

 

 



Comentários

pub