Odemira promove atividades de sensibilização ambiental

Atividades têm o objetivo de transformar os cidadãos em participantes cada vez mais ativos na proteção dos valores naturais

Almograve (Arquivo)

O município de Odemira vai promover no início de Setembro, no âmbito do programa Bandeira Azul 2021, as atividades “Camarinhado nas dunas” e “Na Terra e no Mar, a vida vai melhorar”, que têm como objetivo transformar os cidadãos em participantes cada vez mais ativos na proteção dos valores naturais.

Para o dia 7 de Setembro, às 15h30, está agendada a atividade “Camarinhado nas dunas”, que irá ter lugar entre a zona dunar da Praia do Almograve e o Porto de Pesca Lapa das Pombas, na Freguesia de Longueira/Almograve.

Será uma visita guiada para a observação de Matos de Camarinha, conduzida pela investigadora Alexandra Abreu Lima, no seguimento do projeto Emc2 – Explorar Matos de Camarinha da Costa, que «pretende dar a conhecer esta espécie pouco conhecida, principalmente às gerações mais novas e sensibilizar para a proteção e recuperação dos ecossistemas dunares, bem como das espécies nativas e endémicas que lhes estão associadas», diz a autarquia de Odemira numa nota enviada às redações.

As inscrições são limitadas, podendo ser feitas até ao dia 3 de Setembro, através deste link.

“Na Terra e no Mar, a vida vai melhorar” é a atividade agendada para o dia 11 de Setembro, entre as 9h30 e as 12h30, nas freguesias de Longueira/Almograve e Vila Nova de Milfontes, que irá promover a limpeza subaquática na zona da Foz do Mira, implementada pela empresa ECOALGA, bem como a recolha de resíduos nas suas margens e no cordão dunar.

«No final da atividade os resíduos ficarão expostos durante alguns dias com informação do local de recolha, com vista a sensibilizar a população para a poluição marinha e os impactes negativos nos ecossistemas», acrescenta o município.

Os interessados em colaborar na limpeza do areal e dunas, na zona das praias Furnas Rio/Furnas Mar e praias Franquia/Farol/Carreiro da Fazenda, podem inscrever-se até ao dia 9 de Setembro nas Juntas de Freguesia de Longueira/Almograve e Vila Nova de Milfontes.

 



Comentários

pub