Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

“Filmes com Estrelas” vai promover cinema lusófono ao ar livre pelas freguesias do concelho louletano, entre os dias 12 e 20 de Agosto, a pensar na população das zonais rurais onde o acesso à atividade cultural é mais limitado, numa parceria entre o município e o Loulé Film Office.

O cartaz «é composto exclusivamente por produções portuguesas realizadas nos anos mais recentes», e será apresentado em cinco sessões, todas com início marcado para as 21h00, tendo lugar «no espaço público, ao ar livre e com entrada gratuita», diz a autarquia de Loulé numa nota enviada às redações.

“Filmes com Estrelas” arrancará esta quinta-feira, 12 de Agosto, no Largo da Igreja de Boliqueime, com o filme “José e Pilar”. O documentário de 2010, do realizador português Miguel Gonçalves Mendes, é uma coprodução entre Portugal, Espanha e Brasil, e acompanha durante dois anos a vida do Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, e da sua companheira, Pilar del Rio.

jf-quarteira

Já “Snu”, o filme que será exibido na Fonte Pequena, em Alte, no dia 14, conta «a história da polémica relação entre Ebba Merete Seidenfaden (ou Snu Abecassis), a dinamarquesa que veio para Portugal e fundou as Publicações Dom Quixote, e Francisco Sá Carneiro, fundador do PPD-PSD e ex-primeiro-ministro de Portugal».

Esta produção conta com as interpretações de Inês Castel-Branco e Pedro Almendra nos papéis principais, num filme coescrito e realizado por Patrícia Sequeira.

“Gabriel”, um drama de 2019 de Nuno Bernardo, será exibido a 16 de Agosto na antiga escola primária de Salir, retratando temas como a imigração, bullying e xenofobia. O filme conta com Igor Regalla como protagonista.

«Após a morte da mãe, Gabriel Silva deixa Cabo Verde e viaja para Portugal à procura de Valdo, o pai que não vê desde a infância e que se encontra gravemente doente. A tia e o primo acolhem-no em sua casa, no bairro dos Olivais, em Lisboa. Em pouco tempo, acaba por se ver envolvido com um gangue local liderado por Jorge, dono do clube de boxe e responsável pela organização de combates ilegais», salienta a autarquia.

A escola primária do Ameixial receberá, a 19 de Agosto, a comédia “Ladrões de tuta e meia” (2019), do realizador Hugo Araújo.

«O casal de vigaristas João e Cristiane (Rui Unas e Leonor Seixas) decidem montar um último golpe: enganar um veterano do Ultramar que ganhou 190 milhões de euros na lotaria. Para isso, João faz-se passar pelo filho perdido do vencedor. Só que não são os únicos».

No encerramento, a 20 de Agosto, no Largo da Igreja de Querença, será exibida «uma das produções nacionais mais mediatizadas dos últimos anos: “Listen”, da realizadora multipremiada Ana Rocha de Sousa e co-produzido pelo ator algarvio Ruben Garcia».

Este drama português de 2020, que tem como protagonistas Lúcia Moniz e Sophia Myles, «baseia-se em factos reais, abordando o drama de um casal português emigrado em Londres, a quem os serviços sociais retiraram os filhos. O filme retrata a luta pela união da família após um erro irreversível. O filme arrecadou quatro prémios na 77.ª edição do Festival de Veneza», explica a autarquia louletana.

“Filmes com Estrelas” tem como media partner Rui Tendinha.

Esta iniciativa irá decorrer respeitando todas as normas e recomendações emanadas da Direção-Geral de Saúde no que respeita à pandemia da Covid-19.

 

 



infraquinta rumo à sustentabilidade
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Castelo de Salir

O Castelo de Salir vai estar em foco no “Laboratório da Memória”

Adam Ben Ezra

Adam Ben Ezra, Mitsune e Virgem Suta completam cartaz do Festival MED

A Savana e a Montanha_3

Filme “A Savana e a Montanha” apresenta-se em Portimão, Lagos, Faro e São Brás de Alportel