Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vilavitaparc

O Espaço Cidadão de Loulé abre portas esta quinta-feira, 12 de Agosto, na Rua 1º de Dezembro, perto do Mercado Municipal, para garantir um maior número de serviços públicos à população e às empresas.

Trata-se de um balcão multisserviços, onde será possível tratar de assuntos como a renovação da carta de condução, a marcação de consultas ou o agendamento de vacinação da Covid-19, a prorrogação da permanência de cidadãos estrangeiros no país ou a entrega do IRS.

«Esta estrutura constitui uma oferta de atendimento complementar à prestação digital de serviços públicos, garantindo o seu carácter inclusivo, não visando substituí-los», diz a Câmara de Loulé.

sessões de cinema de inverno

O objetivo também é «promover a literacia digital dos cidadãos através do atendimento digital assistido», acrescenta.

Localizado na Rua 1º de Dezembro, o Espaço Cidadão de Loulé disponibiliza cerca de 70 serviços, na sua grande maioria gratuitos, de 13 entidades diferentes: Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT); Agência para a Energia (ADENE); Direção-Geral de Proteção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública (ADSE); Agência para a Modernização Administrativa (AMA); Autoridade Tributária e Aduaneira (AT); Caixa Geral de Aposentações (CGA); Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE); Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ); Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP); Instituto da Mobilidade Terrestre (IMT); Instituto da Segurança Social (ISS); Serviços Partilhados do Ministério da Saúde; Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

«Por outro lado, uma particularidade importante deste projeto é a promoção da literacia digital da população, a qual é garantida através do modo muito específico de atendimento – o atendimento digital assistido – com o qual se procura, de forma pedagógica, capacitar o cidadão a interagir digitalmente com a administração pública», enquadra a autarquia.

O Espaço Cidadão de Loulé funcionará, na Loja do Munícipe, em dias úteis das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h30. Os interessados poderão obter mais informações através do telefone 289 400 840 e do e-mail [email protected]

Este projeto nasce de um esforço conjunto entre a administração local e a administração central, neste caso no âmbito de um protocolo celebrado entre o Município de Loulé e a Agência para a Modernização Administrativa.

«Este é mais um passo em direção à modernização administrativa e desburocratização dos processos, tornando os serviços públicos mais céleres e próximos do cidadão. Por isso, acreditamos que será uma mais-valia para a cidade de Loulé, tal como está já a acontecer com Quarteira. Almancil e Boliqueime serão os próximos locais a ter um balcão que reúna todos estes serviços», anunciou o presidente Vítor Aleixo.

vamos à vila 2025
zoomarine

Também poderá gostar

Feira Social1

Feira Social de Loulé dá a conhecer trabalho das instituições este sábado

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

Obras zona histórica de Loulé. Maio 2025. MC (3)

Loulé garante que «todas as condições estão asseguradas para o MED», apesar das obras na zona histórica