Incêndio de Sabóia foi dominado

Hoje ao final da tarde

O incêndio que lavrava desde ontem ao início da tarde em Sabóia, no concelho de Odemira, foi dado como dominado hoje às 18h40.

Segundo revelou Carlos Pica, comandante operacional regional do Alentejo, num balanço feito há momentos, a área ardida «tem cerca de 1100 hectares, com um perímetro estimado de 20 quilómetros».

«Isso dá para ver a dimensão deste fogo e as dificuldades que todos os operacionais, mulheres e homens, tiveram para que chegássemos a esta hora com o incêndio dominado», ilustrou.

«Pelas previsões que tínhamos, o potencial de dano era de 6 mil hectares», afirmou o mesmo responsável, salientando o empenho e a ação dos operacionais que estiveram envolvidos no combate às chamas.

Carlos Pica disse que «há muito trabalho pela frente e os operacionais vão-se manter na consolidação», pelo que, «por questões de segurança, vamos manter a EN266 e o caminho municipal  1160 encerrado a veículos civis».

Neste momento, continuam no terreno 677 operacionais, apoiados por 221 viaturas.

O comandante operacional alentejano salientou que, como o Sul Informação deu então conta, este «foi um incêndio que muito precocemente assumiu um comportamento extremo. Isso deveu-se principalmente à orografia e ao vento que se fazia sentir aquela hora, no local».

Em dia e meio, foram feitas 17 evacuações preventivas, sendo que as pessoas já regressaram a casa.

Quanto a feridos, houve um grave, um jovem de 20 anos que sofreu queimaduras de 1º e 2º graus em 40% do corpo. Houve ainda uma pessoa assistida e três feridos leves, «com entorses e más-disposições».

As chamas chegaram à fronteira com o Algarve e acabaram mesmo por entrar em Monchique, onde foram evacuadas casas, mas acabaram por não progredir quase nada nesta região.

Hoje, à hora do almoço, Carlos Pica já tinha dito que dominar o incêndio era apenas «um trabalho de paciência», o que se confirmou há pouco.

Os meios dos bombeiros vão manter-se no local, para dar início às operações de consolidação e rescaldo, de modo a evitar reacendimentos. Esse é um trabalho que continuará pela noite dentro e, muito provavelmente, ao longo do dia de amanhã.

 

 

 

 



Comentários

pub