Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Arderam 6700 hectares em cerca de dia e meio devido ao incêndio que deflagrou na madrugada de segunda-feira em Castro Marim e se alastrou a Tavira e Vila Real de Santo António, revelou hoje Richard Marques, comandante operacional Regional de Emergência e Proteção Civil, durante o briefing de balanço da situação operacional.

Horas após o incêndio ter sido dado como dominado, este responsável deu conta dos números da área ardida, apurados «com recurso ao sistema Copernicus, através do satélite Sentinel-2», recordando que o incêndio «representava um potencial [de destruição] de 20 mil hectares».

Agora, é tempo de «avançar para o período de consolidação, de rescaldo e avançar gradualmente para vigilância».
«A desmobilização vai acompanhar o risco. Vamos manter o dispostivo no terreno, a pensar em eventuais reativações que possam surgir», referiu Richard Marques.

jf-quarteira

O briefing desta tarde contou com a presença de Patrícia Gaspar, secretária de Estado da Administração Interna, que fez questão de apresentar, «em nome do Governo», os «parabéns pela operação, a todos aqueles que estiveram nas últimas horas no teatro de operações, tanto os bombeiros da região, como os que fizeram muitos quilómetros para vir aqui ajudar os camaradas».

 

Sul Informação
Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

«Como foi referido, tínhamos uma ocorrência com um potencial enorme de destruição. Os números que hoje temos são bastante positivos e devem-se à eficácia de todos os que combateram o incêndio», acrescentou.

Richard Marques também explicou que «a prioridade», ao longo do dia de hoje, em que não houve necessidade de evacuar localidades, «foi a defesa da Mata Nacional, que era um objetivo muito claro do plano de ação».

Ao longo do dia de hoje, o fogo chegou a ser combatido por «613 operacionais, apoiados por 205 veículos, 8 meios aéreos e 10 máquinas de rasto».

O incêndio deflagrou à 1h05 da madrugada de segunda-feira, no sítio da Pernadeira, na freguesia de Castro Marim, tendo obrigado a evacuar montes  e levar os seus habitantes para o Azinhal.

O ataque musculado dos meios aéreos, ontem de manhã, permitiu que o incêndio entrasse em fase de resolução às 10h20. No entanto, a meio da tarde, houve um reacendimento forte, que se propagou rapidamente.

O fogo voltou a ser dado como dominado hoje, cerca das 16h00.

Fotos: Rúben Bento | Sul Informação

 

Sul Informação

 



Banner lateral albufeira
municipio de almodovar

Também poderá gostar

Sul Informação - Idoso morre na praia de Cabanas de Tavira

Idoso morre na praia de Cabanas de Tavira

Sul Informação - Patrulhas do Exército reforçam segurança na Serra de São Brás de Alportel

Patrulhas do Exército reforçam segurança na Serra de São Brás de Alportel

Sul Informação - Detido jovem que agrediu namorada com «murros, pontapés e chapadas» em VRSA

Detido homem por suspeita de roubos e furtos em VRSA e Castro Marim