GEOTA dá Prémio de Más Práticas à Associação de Beneficiários do Mira

Segundo o GEOTA, a «redução do caudal da água emitido pela Barragem de Santa Clara resultou numa descida drástica do nível das águas a jusante»

O Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente deu o Prémio Guarda-Rios, por más práticas, à Associação de Beneficiários do Mira, anunciou no passado dia 23 de Agosto, o GEOTA.

A Associação de Beneficiários do Mira é uma organização sob tutela do Ministério da Agricultura, que faz a gestão, exploração e conservação de dois Aproveitamentos Hidroagrícolas: o Aproveitamento Hidroagrícola do Mira e o aproveitamento hidroagrícola de Corte Brique.

Segundo o GEOTA, a «redução do caudal da água emitido pela Barragem de Santa Clara resultou numa descida drástica do nível das águas a jusante, causando graves problemas de fornecimento de água aos pequenos consumidores de água para rega que se encontram fora do Perímetro de Rega do Mira, em Aljezur e Odemira».

387 pessoas votaram nesta associação para o Prémio Guarda-Rios de Luto, o que resultou numa percentagem de 28,8%.

Esta é uma iniciativa do GEOTA que visa alertar para aquelas que têm sido as práticas positivas e negativas nos rios.

«Por um lado, o prémio guarda-rios boas-práticas premeia comportamentos na gestão dos nossos rios, como o envolvimento das comunidades numa perspetiva de sustentabilidade futura. Por outro lado, o prémio guarda-rios de luto evidencia práticas danosas aos nossos rios e que urge serem alteradas», diz o GEOTA.

Na Gala Guarda-Rios, que irá realizar-se no Dia Nacional da Água – dia 1 de Outubro – serão entregues os prémios, e será também entregue um certificado a todos os nomeados. As inscrições já estão abertas e poderá conhecer todos os detalhes da programação da gala e reservar o seu lugar, clicando aqui.

 



Comentários

pub