Festival de Dança Contemporânea regressa a Évora para «devolver alguma normalidade à vida»

Conheça a programação

Nélia Pinheiro com a CDCE – Imagem de Arquivo – D.R.

O FIDANC – Festival Internacional de Dança Contemporânea vai levar dança, performances, workshops e ainda mais a Évora, entre os dias 16 de Setembro e 2 de Outubro.

Os espetáculos deste evento, organizado pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE), serão apresentados ao ar livre, no teatro Garcia de Resende e na Black Box e chegam para «devolver alguma normalidade à vida».

«A edição de 20.21 apresenta em vários locais da cidade de Évora e também online um cartaz preenchido por obras de criadores emergentes e criadores com percurso, cujas áreas de trabalho têm como foco as dimensões do corpo, do movimento, da dança contemporânea e da linguagem coreográfica, no cruzamento com outras áreas artísticas e de pensamento», segundo a CDCE.

Está já confirmada a presença de diversos criadores, nomeadamente de Graça Ochoa (Circolando), de Nélia Pinheiro, de Gonçalo Almeida Andrade, de Amélia Bentes, de Flávio Rodrigues, de Costanza Givone e de Dinis Machado.

O festival abre a 16 de Setembro com a criação de Graça Ochoa, “Sopa de Jerimu”, direccionada para a infância e contexto familiar.

Dias 17 e 18, o Teatro Garcia de Resende acolhe a nova proposta do criador emergente Flávio Rodrigues, “Encómio | Aos ossos, à bravura e ao sono dos cetáceos”.

No dia 18, na Praça de Giraldo, outro criador emergente, Gonçalo Almeida Andrade, apresenta em várias sessões, ao longo do dia, a sua mais recente criação, “When the Fear becomes a virtue”.

Às 21h00, sobe ao palco principal do Teatro Garcia de Resende a criação de Nélia Pinheiro, “Chico”, um espectáculo homenagem ao percurso de Chico Buarque, com a participação especial do Nuno Bastos Trio, que interpreta a música ao vivo.

No dia 25, a Black Box acolhe a estreia da nova criação de Amélia Bentes, “Vasto”, um projecto em co-produção com a CDCE.

A última semana de programação é marcada pela apresentação do projecto artístico de Costanza Givone, “Exposição”, no dia 1 de Outubro, na Black Box.

O Fidanc encerra no dia 2 de Outubro com a nova criação de Dinis Machado, “Yellow Puzzle Horse”.

«Para a infância, além do espectáculo de abertura, criámos conteúdos nas plataformas online. Ofertas direccionadas à infância e família, para serem vistas em casa ou na escola. Ao mesmo tempo, conversamos à distância com os alunos sobre os espectáculos», segundo a companhia de dança eborense.

No campo da oferta formativa, serão proporcionados a um número limitado de participantes três workshops de dança contemporânea, no espaço da Black Box.

Como actividades paralelas, após a apresentação dos espectáculos, são desenvolvidos encontros e conversas entre artistas e público.

O FIDANC é organizado e programado pela CDCE – Companhia de Dança Contemporânea de Évora. A CDCE é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura | Direcção Geral das Artes. A CDCE tem o apoio da Câmara Municipal de Évora.

 

 

 

 

 



Comentários

pub