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O município de Faro tem a partir desta terça-feira, 10 de Agosto, um Balcão Digital ao dispor dos munícipes e dos demais agentes económicos que vai «permitir uma melhoria do serviço na ótica do atendimento».

Esta nova ferramenta surge «com a crescente disponibilização de serviços e formulários ao longo dos anos», tendo sido verificada «alguma dispersão da oferta de serviços, disseminação de formulários no portal do munícipe e no site da Câmara Municipal, e falta de clareza entre as distintas presenças online do município», diz a autarquia numa nota enviada às redações.

Neste âmbito, «também as contingências impostas pela pandemia geraram um alargamento do número de serviços disponibilizados pela internet».

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No âmbito do projeto Simplex 2.0, da responsabilidade dos municípios do Algarve Central, com co-financiamento do CRESC Algarve 2020, foram assim identificadas «as melhores e mais recentes práticas neste domínio, das quais se destacam a maximização da disponibilidade de serviços de modo digital, o recurso ao serviço “Autenticação.Gov” (Cartão do Cidadão e Chave Móvel Digital) e melhoria do serviço na ótica do atendimento», explica.

Com o Balcão Digital, o município passa a dispor de «um novo espaço com foco nos serviços disponibilizados online, um catálogo de serviços alinhado com uma estrutura intermunicipal e a concentração de formulários e sistematização de acordo com o catálogo», salienta a Câmara de Faro.

A disponibilização dos Serviços Online, ou seja, «uma nova geração de formulários inteligentes que não só maximizam o preenchimento automático de campos como interagem diretamente com as aplicações do município», vai permitir reduzir etapas na submissão de pedidos e aumentar a eficiência dos processos, uma vez que os pedidos passam a ser instruídos de forma mais completa.

Por estarem diretamente integrados com o serviço “Autenticação.Gov”, estes serviços só estarão, numa primeira fase, acessíveis a pessoas singulares com representação própria.

No caso das pessoas coletivas e procuradores, o município «está a aguardar um desenvolvimento que permita que tal venha a ser possível, com recurso a um serviço de autenticação completamente seguro e salvaguardando a privacidade de dados», conclui a autarquia farense.

Pode aceder ao Balcão Digital aqui.



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