Covid-19: Testes rápidos de antigénio vão continuar a ser comparticipados em Setembro

Preço máximo da realização não pode exceder os 10 euros

O regime excecional e temporário de comparticipação dos testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional para diagnóstico do vírus SARS-CoV-2 vai ser renovado para o mês de Setembro, confirmou hoje o Ministério da Saúde.

Numa resposta enviada à Lusa, o gabinete do ministério liderado por Marta Temido adiantou que “os testes rápidos de antigénio vão continuar a ser comparticipados em Setembro”, prorrogando, assim, a medida que arrancou em 1 de Julho e que vigorou inicialmente até dia 31. O regime foi renovado pela primeira vez para Agosto, cujo prazo limite estava previsto para esta terça-feira.

A comparticipação de TRAg de uso profissional entrou em vigor no dia 1 de Julho, sendo que o preço máximo da sua realização não pode exceder os dez euros, segundo a portaria publicada em 30 de Junho em Diário da República.

De acordo com informações avançadas recentemente pelo ministério da Saúde ao jornal ECO, o Estado comparticipou 143.954 TRAg realizados nas farmácias e nos laboratórios aderentes no primeiro mês do regime, o que se traduziu numa despesa de 1,4 milhões de euros, não estando ainda disponíveis os dados referentes a agosto.

A comparticipação dos testes rápidos foi implementada pelo governo no âmbito do reforço da política de testagem e como medida de apoio no combate à pandemia de Covid-19, em paralelo com o progresso efetuado no processo de vacinação.

 



Comentários

pub