Cinema de Alvalade vai ser requalificado em obra de 1 milhão de euros

O objetivo desta obra é «criar um espaço aberto a atividades culturais diversas»

O Cinema de Avalade (Santiago do Cacém) vai ser requalificado, numa obra de 1 milhão de euros. O contrato de adjudicação da empreitada foi assinado na passada segunda-feira, 23 de Agosto. 

O objetivo desta obra é «criar um espaço aberto a atividades culturais diversas», explica a Câmara de Santiago do Cacém.

Álvaro Beijinha, presidente da Câmara, acompanhado pelo vereador Albano Pereira, sublinhou que este edifício «faz parte do património de Alvalade», o que levou a autarquia «a adquirir este espaço, a preparar um projeto de requalificação e a avançar para uma candidatura a Fundos Comunitários».

«Com esta adjudicação damos um passo importante para o arranque da obra que está prevista para breve», acrescentou.

A candidatura incluiu também o projeto de recuperação do Cineteatro Vitória em Ermidas-Sado, cuja empreitada será adjudicada em breve.

Neste momento, aguarda-se apenas o visto do Tribunal de Contas para a obra arrancar porque apresenta um investimento superior a 1 milhão de euros.

 

 

O autarca sublinha que estes dois equipamentos são «importantíssimos, não só para as freguesias de Alvalade e Ermidas-Sado, pois vão permitir criar novas dinâmicas culturais no interior do concelho».

Com a requalificação do Cinema de Alvalade e do Cineteatro de Ermidas-Sado, a Câmara de Santiago do Cacém pretende promover as condições de atratividade e de dinamização cultural e turística no interior do Município, as condições de combate às assimetrias, de dinamização de práticas sociais, artísticas e culturais locais, contribuindo para o reforço da identidade territorial local, assim como, consolidar uma rede municipal de equipamentos culturais.

A operação “Recuperação e Valorização de Ativos Culturais do Concelho de Santiago do Cacém” tem um investimento total de cerca de 2,5 milhões de euros e é cofinanciada pelo Programa Operacional Regional Alentejo2020 com uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de cerca de 2,1 milhões.

A contrapartida do município é de 376.910,95 euros.

 



Comentários

pub