CIMBAL aprova voto de pesar pela morte de Carreira Marques

Carreira Marques faleceu a 6 de Agosto, vítima de uma paragem cardiorrespiratória

O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), manifestou, em comunicado, o mais profundo pesar pela morte do antigo edil de Beja José Manuel Carreira Marques, ocorrida na passada sexta-feira, dia 6 de Agosto.

Na reunião ordinária, aquele Conselho Intermunicipal – sob proposta de Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja – deliberou, por unanimidade, a aprovação de um voto de pesar pelo falecimento do antigo autarca comunista, que liderou os destinos da autarquia bejense durante mais de 20 anos.

Com problemas renais e de diabetes, Carreira Marques morreu no Hospital do Espírito Santo de Évora, onde estava internado, vítima de uma paragem cardiorrespiratória.

José Manuel Carreira Marques nasceu na Amadora, em Agosto de 1943, tendo-se fixado em Beja aos 15 anos.

Foi deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República e integrou, nessa função, a delegação parlamentar portuguesa no Conselho da Europa.

Carreira Marques foi presidente da Câmara Municipal de Beja, durante quase 23 anos, concretamente entre Janeiro de 1983 e Outubro de 2005.

Integrou ainda o Conselho Geral da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja, ligada à criação do atual Aeroporto de Beja, foi membro da Comissão de Acompanhamento Ambiental das Infraestruturas de Alqueva e presidiu à Assembleia Distrital de Beja, entre outros cargos ao longo da vida.

Presidiu também ao Conselho Fiscal da Associação Nacional de Municípios Portugueses entre 1986 e 1989.

Depois de ter deixado a presidência da Câmara Municipal de Beja, exerceu as funções de presidente da Administração e de diretor executivo do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, com sede em Beja, entre Setembro de 2009 e Outubro de 2010.

Carreira Marques colaborou com diversos meios de comunicação social locais e foi também autor de livros de crónicas e de poesia.

 
 
 



Comentários

pub