A Câmara de Silves lamenta que ainda não tenha sido destacados enfermeiros para o posto de saúde da praia em Armação de Pêra, apesar do município já ter instalado dois contentores, «com sala de enfermagem e sala de espera, climatização e WC integrado».
«Apesar da insistência da autarquia junto da Administração Regional de Saúde (ARS) Algarve para a abertura do Posto de Saúde de Praia – programada pela referida entidade para o passado dia 19 de Julho – o posto ainda se encontra encerrado», denunciou a Câmara, que pede que a situação seja resolvida «no mais curto espaço de tempo».
A ARS do Algarve já tinha explicado, em resposta ao Sul Informação, que, neste momento, a prioridade «é garantir a atividade assistencial Covid e não-Covid nas unidades de saúde e assegurar o processo de vacinação contra a Covid-19».
Desta forma, só foram abertos, até ao momento, alguns Postos de Praia, mas a ARS do Algarve admite que o número possa «vir a ser alargado durante o Verão, mas sempre de acordo com a disponibilidade dos recursos de enfermagem dos ACeS e as prioridades assistenciais e de vacinação».
Curiosamente, esta justificação foi dada em resposta a críticas do Sindicato dos Enfermeiros, que não aceita que os profissionais que trabalham nos cuidados de saúde, que já estão sobrecarregados, tenham de assegurar também o funcionamento destes postos.
A Câmara de Silves diz «compreender os esforços e as razões apontadas pela ARS, relacionadas com os Centros de Vacinação, a testagem da Covid-19 e as Unidades de Cuidados de Saúde Primários», mas não deixa de reforçar «a importância que a abertura e funcionamento do Posto de Saúde de Praia em Armação de Pêra tem face à presença massiva de veraneantes e ao direito de acesso aos cuidados de saúde nesta época balnear».