Serpa, Aracena e Aroche esbatem fronteira com nova app turística do território hospitalário

Castelos e demais património histórico comum motivam rota turística, aplicação e festival

Castelo de Serpa – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

As Câmaras Municipais de Serpa, no Alentejo, e de Aroche e Aracena, na Andaluzia, no outro lado da fronteira, acabam de lançar a APP «Turismo na Raia. Território Hospitalário», juntando o património histórico comum numa só rota turística.

O lançamento da aplicação, que poderá ser descarregada gratuitamente a partir de Agosto, serviu ainda para apresentar a segunda edição do “A Raia: Festival do Território Hospitalário”, que terá espetáculos e outros eventos em cada um dos três municípios ao longo do mês de Agosto.

Na sessão, participaram o alcaide de Aroche, Antonio Muñiz, que foi o anfitrião, bem como Ana Torres, vereadora de Turismo do Ayuntamiento de Aracena, e o arqueólogo Miguel Serra, da Divisão de Cultura e Patrimônio da Câmara de Serpa, em representação desta autarquia alentejana.

A aplicação é, segundo o município de Aroche, uma «nova ferramenta de divulgação do património dos municípios integrados na Rota do Território Hospitalário».

Com efeito, os territórios da Margem Esquerda do Guadiana e da Serra de Aracena e Picos de Aroche têm inúmeros castelos, que estavam, na Idade Média, sob a alçada da Ordem dos Hospitalários (mais tarde Ordem de Malta), mas que depois perderam a sua funcionalidade militar. Mas nem por isso deixam de ser importantes, como foi salientado na sessão em Aroche, já que esses monumentos são agora «recursos turísticos e culturais e elementos para o conhecimento de uma história partilhada».

Precisamente para valorizar essa história e património comuns, desde 2018 que têm sido promovidas diversas iniciativas, no âmbito do projeto transfronteiriço “Território Hospitalário: história medieval da Raia”, com a participação dos municípios, mas também de outras entidades de ambos os lados da fronteira.

Foi desse projeto que nasceu o “A Raia: Festival do Território Hospitalário”, que arranca em Aracena, com a Mostra de Música Antiga “Castelo de Aracena” (de 4 a 8 de Agosto), para continuar em Aroche, com A Noite das Velas (14 de Agosto) e concluir em Serpa, com sua Feira Histórica (21 de Agosto).

Todos essas iniciativas integram atividades culturais e recreativas em torno da Idade Média e do património comum.

Em paralelo, o turismo cultural nos três concelhos é promovido da nova APP «Turismo na Raia. Território Hospitalário», na qual o visitante pode encontrar informações sobre os locais a visitar, onde se hospedar e comer ou eventos de interesse.

Os Cavaleiros Hospitalários são uma ordem militar cristã criada no século XI. Participaram nas primeiras cruzadas, que tentavam reconquistar Jerusalém aos muçulmanos. Mas assumiram também o serviço de proteção e atenção aos doentes, sobretudo aos peregrinos cristãos que demandavam Jerusalém, tendo fundado um hospital naquela cidade do Médio Oriente.

Os Cavaleiros Hospitalários sobreviveram à Idade Média e a Ordem permaneceu viva, vindo a chamar-se Ordem de Malta, a partir do século XVI. Terá entrado em Portugal no início do século XII, separando-se de Castela no tempo de D. Manuel I, de quem passou a depender diretamente.

 



Comentários

pub