Seis câmaras municipais do Baixo Alentejo vão ter novas viaturas elétricas

Cimbal e EMAS – Beja também vão ter novos automóveis elétricos

As câmaras municipais de Beja, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Moura, Ourique e Serpa, a EMAS – Beja e a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) vão receber um total de 12 viaturas elétricas, no âmbito do Acordo-Quadro para Aluguer Operacional de Veículos Elétricos e Híbridos, conduzido pela Cimbal, e das candidaturas feitas pelos municípios.

Em nota enviada às redações, a Cimbal explica que o processo «decorreu ao abrigo da 3.ª Fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública, financiado pelo Fundo Ambiental».

A comunidade intermunicipal «desenvolveu um processo de negociação prévia centralizada ao abrigo da sua Central de Compras, assegurando preços consideravelmente inferiores, proporcionando a renovação de veículos antigos “a combustão” das frotas municipais, substituídos por viaturas mais eficientes e sem emissão de carbono».

A Central de Compras da Cimbal «é um sistema de negociação e aquisição centralizado, em benefício dos treze municípios e outras entidades sem fins lucrativos do Baixo Alentejo».

Atualmente, estão disponíveis 9 Acordos-Quadro (Eletricidade; Gás; AOV Veículos elétricos e híbridos; Serviços de Vigilância e Segurança; Telecomunicações; Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho; Pneus; Combustíveis e Seguros).

A central, acrescenta a Cimbal, «gerou um volume de negócios de 9 milhões de euros (garantindo mais de 600 mil euros em poupanças às entidades aderentes), tendo como objetivo a racionalização dos gastos, desburocratização e simplificação dos procedimentos contratuais».

 



Comentários

pub