Projeto que quer “(Des)construir para a Economia Circular” no Alentejo lança página online

Nova plataforma foi apresentada numa reunião de parceiros do projeto

Construção Civil – Imagem de Arquivo

O projeto “(Des)construir para a Economia Circular”, um projeto que visa promover reutilização de produtos e componentes de construção no Baixo Alentejo, já tem uma página na Internet. A plataforma foi apresentada durante uma reunião de trabalho dos parceiros nacionais deste projeto que envolve entidades algarvias, na sexta-feira.

O encontro serviu para fazer o balanço das atividades, assim como da sua calendarização, segundo a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, que é a entidade promotora e um dos parceiros do projeto.

O principal objetivo do “(Des)construir para a Economia Circular”, que nasceu no seio do Fórum da Economia Circular do Alentejo, «é promover uma estratégia regional para a reutilização de produtos e componentes de construção, bem como a reciclagem de resíduos de construção e demolição (RCD), reduzindo assim o impacto ambiental da construção e promovendo a sua circularidade».

«No âmbito do projeto, pretende-se elaborar regulamentos municipais de construção, guia de auditorias de pré-demolição e modelo de passaporte de materiais, um modelo matemático para otimizar a localização de instalações de armazenamento de RCD e envolver os agentes da região na criação de uma rede sustentável de processamento, distribuição e comercialização de RCD», acrescentou a Cimbal.

Os parceiros científicos do “(Des)construir para a Economia Circular” o LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia, a FCT NOVA – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Politécnico de Portalegre – Laboratório de Economia Circular do Alentejo e a Irradiare.

O projeto também conta com o apoio da CCDRA – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.

Os outros parceiros são: Resialentejo, EIM; Smart Waste Portugal; RDF Construções, Lda.; Cercibeja; International Development Norway (Noruega); National Centre for Sustainable Production and Consumption (Roménia) e ENVIROS, s.r.o. (República Checa).

 

 



Comentários

pub