“OdeTE Educa” pré-escolar e 1º ciclo em Odemira em formato digital

Esta é a nova plataforma digital de aprendizagem lançada pelo município de Odemira

“OdeTE Educa” é a nova plataforma digital de aprendizagem lançada pelo município de Odemira, direcionada para a comunidade local do ensino pré-escolar e 1º ciclo, num investimento municipal de 30 mil euros.

A plataforma tem como objetivo introduzir o mundo digital nas escolas e promover a igualdade de acesso a uma educação de qualidade.

Este é um software educativo que irá permitir «um salto qualitativo no ensino básico, no âmbito do programa municipal OdeTe – Odemira Território Educativo, dirigido aos alunos, educadores, professores e encarregados de educação, para introdução de novas dinâmicas na sala de aula, mas também em contexto familiar, para promover conhecimentos, competências e valores e ajudar as crianças a desempenhar um papel ativo na comunidade».

A plataforma está concebida para potenciar a aprendizagem, a cooperação e partilha, e poderá ser utilizada através de telemóvel, tablet ou computador.

Este novo software já esta disponível e a ser utilizado por um grupo de 30 professores, em fase de testes, e deverá entrar em total funcionamento a partir de Setembro, ou seja, no início do próximo ano letivo.

«Podem ser exploradas, através de conteúdos dinâmicos e interativos, as várias disciplinas escolares, diversos temas no âmbito da Educação para a Cidadania (Educação Ambiental, Sustentabilidade, Educação para a Saúde, Segurança Rodoviária, Igualdade de Género, a Floresta e o Oceano) e sobre o território de Odemira, permitindo a territorialização do currículo com a exploração de pontos de interesse alusivos ao património cultural e natural local», diz a Câmara Municipal.

Haverá ainda espaço para o “Mural”, «uma rede social e comunitária para partilha entre a turma, a escola ou agrupamento, e a possibilidade de participar em desafios nacionais», acrescenta a autarquia.

«Este projeto vem complementar a oferta educativa, no seguimento da aquisição de 500 computadores portáteis e de 280 routers, um investimento no valor de 270 mil euros, com financiamento do Alentejo 2020/Fundo Social Europeu», conclui o município alentejano.

 



Comentários

pub