Música e pirotecnia marcam inauguração da requalificada Fortificação Abaluartada de Campo Maior

Inauguração contará com dois membros do Governo

As obras de requalificação da Fortificação Abaluartada de Campo Maior vão ser inauguradas amanhã, sábado, dia 17, às 18h00, numa cerimónia que terá lugar no Baluarte de São Sebastião e contará com os secretários de Estado Ricardo Pinheiro e Ângela Ferreira e onde não faltará música e pirotecnia.

A intervenção visou «a recuperação, com conservação e reconstrução, de cerca de 1600 metros da muralha abaluartada moderna a Sul e Poente de Campo Maior, bem como a recuperação das edificações do interior do castelo medieval e adaptação de espaços para fruição publica», segundo a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), entidade à qual este monumento está afeto.

«A requalificação em causa pretende preservar, valorizar e salvaguardar uma das mais importantes fortificações do Alto Alentejo inserida num vasto conjunto de fortalezas da região fronteiriça da raia, constituído por exemplares únicos de arquitetura militar do passado que testemunha séculos de história. Pretende também contribuir para a promoção da região em termos culturais e turísticos, bem como para o desenvolvimento económico do interior», acrescentou.

Para levar a cabo esta obra, a DRCAlentejo candidatou esta intervenção ao Alentejo 2020, em parceria com a Câmara de Campo Maior, que garantiu a componente nacional do financiamento.

A sessão de amanhã contempla, entre outras iniciativas, um passeio pela Fortificação, visita ao Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada e ao interior do Castelo e a intervenção das entidades oficiais.

A partir das 21h30, será promovido um programa de animação cultural, em cinco espaços diferentes, ao longo da muralha de Campo Maior, com a atuação em simultâneo de vários grupos ao longo da noite.

Às 23h30, terá lugar um espetáculo piromusical que vai envolver a totalidade dos 1600 metros de muralha recuperada e que poderá também ser visto online, através da página de Facebook do Município de Campo Maior.

 

 

 



Comentários

pub