Ministro e secretária de Estado fazem roteiro pela “Água no Alentejo”

Matos Fernandes inaugura ETA do Roxo

Hugo Rodrigues|Foto de Arquivo

João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Ação Climática e Inês dos Santos Costa, secretária de Estado do Ambiente, vão participar, esta segunda-feira, 5 de Julho, num roteiro dedicado ao abastecimento de água do Alentejo, que vai passar pelos concelhos de Moura, Serpa, Mértola, Castro Verde, Aljustrel e Beja.

Neste roteiro «integram-se infraestruturas que totalizam um investimento de cerca de 25,8 milhões de euro executados no âmbito do Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo (SPIAA)», explica a AgdA – Águas Públicas do Alentejo, em nota enviada às redações».

O roteiro arranca, com a presença da secretária de Estado, às 10h00, no reservatório de São Lourenço, em Moura, com a inauguração da adução a Moura-Barrancos.

Segue-se às 11h00, na ETA do Enxoé, em Pias, a assinatura do contrato de concessão de recursos hídricos e de infraestruturas para captação de água superficial entre a Águas Públicas do Alentejo e a Agência Portuguesa do Ambiente.

À tarde, às 13h45, haverá uma visita ao Reservatório de Ledo, em Mértola e, às 14h30, será inaugurado o Reservatório de Castro Verde.

Matos Fernandes junta-se ao roteiro, a partir das 15h30, para a inauguração da ETA do Roxo, no concelho de Aljustrel e para a homenagem a Joaquim Marques Ferreira, que decorre na ETA da Magra, em Beja.

Joaquim Marques Ferreira, explica a AgdA, foi uma «pessoa e profissional de grande destaque no processo de constituição e posterior administração da empresa, quer para outras intervenções substantivas da gestão de recursos hídricos no Alentejo».

Neste momento haverá também uma tertúlia alusiva ao processo de constituição e balanço da parceria pública para a gestão do sistema público integrado de águas do Alentejo, quando se assinalam os 10 anos de atividade da empresa (2020).

 



Comentários

pub