Litoral EmCena: Teatro Só apresenta «Sorriso» pelas ruas em novas datas

Datas do espetáculo, inicialmente previstas para 13 a 17 de Julho, foram alteradas para 26 a 29

O festival Litoral EmCena chega este mês a mais localidades da Costa Alentejana, levando o espetáculo «Sorriso», pelo Teatro Só, a Santiago do Cacém, Vila Nova de Santo André e Sines e também à aldeia turística de Porto Covo e à Lagoa de Santo André, entre 26 e 30 de Julho.

Com encenação e dramaturgia de Sérgio Fernandes, «Sorriso» é um espetáculo poético sobre o amor e as recordações. Tendo a rua como palco, Sérgio Fernandes, que também entra em cena como ator, e Ana Gabriel contam uma história de amor inspirada na vida comum de um velho casal para quem o amor se consumou numa vida de sorrisos.

As datas de apresentação do espetáculo no Litoral EmCena, inicialmente previstas para 13 a 17 de Julho, foram alteradas para 26 a 30 deste mês.

«Sorriso» é um espetáculo de rua para toda a família, é de acesso livre e vai ser apresentado, sempre às 21:30, no dia 26, na Quinta do Chafariz, em Santiago do Cacém, no dia 27, no Parque Central, em Vila Nova de Santo André, no dia 28, no parque de estacionamento da Lagoa de Santo André, no dia 29, no Castelo de Sines e, no dia 30, no Largo Marquês de Pombal, em Porto Covo.

O Teatro Só é uma companhia de teatro portuguesa sediada em Berlim, na Alemanha, e em Odemira, em Portugal. Tem vindo a desenvolver um trabalho multidisciplinar relacionando artes circenses, técnica de máscara, teatro físico e artes plásticas.

Todas estas componentes convergem para um teatro imagético, mudo, visualmente poético em que a comunicação entre os actores e o público se desenvolve pela gestualidade.

Os temas em cena tocam diretamente os estigmas sociais, transversais a diversas culturas e gerações, nos quais o público é testemunha de si mesmo, não pelo uso da palavra, mas pela poesia visual e linguagem emocional do corpo.

Esta aparente simplicidade do Teatro Só, representa a própria simplicidade da condição humana, uma fragilidade que qualquer um de nós entende independentemente da nacionalidade, religião ou condição social.

O Litoral EmCena é um projeto intermunicipal promovido pela AJAGATO em parceria estratégica com as Câmaras Municipais de Santiago do Cacém e de Sines com co-financiamento do Alentejo 2020, ao abrigo do Aviso de Concurso com o nº ALT20-14-2020-02 – Património Cultural.

Os espetáculos incluídos no programa são de grande qualidade, apresentados por atores de excelência e de companhias teatrais de referência em Portugal e no estrangeiro.

A programação foi preparada como um festival de longa duração, com uma grande variedade de linguagens artísticas e estéticas que tem como um dos principais objetivos o desenvolvimento de fluxos de público para o Teatro, bem como a projeção desta região alargada como centro de criação, pesquisa e divulgação teatral.

Para 2021, estão previstos 50 espetáculos apresentados por 13 companhias de teatro que, entre maio e dezembro, vão passar por Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém e Sines, mas algumas também por localidades rurais do interior dos concelhos.

Teatro em sala e na rua, exposições, workshops e masterclasses fazem parte de uma programação geralmente apenas reservada a grandes salas de espetáculo das maiores cidades do País, contribuindo assim também para uma descentralização da cultura e para combater desigualdades territoriais de acesso à cultura.

Sinopse:

Como se escreve uma história de amor, de um amor que perdura no tempo, preenche uma vida até ao seu crepúsculo e que nunca acaba para aquele que recorda o passado?! Esta história de amor não se inspira na morte heróica de Romeu e Julieta, mas sim na vida comum de um velho casal para quem o amor se consumou numa vida de sorrisos.
A morte de um assombra a solidão do outro. Uma solidão cuja força das lembranças dá vida a fantasmas que não desistem de amar os que ficam, zelosos anjos de guarda, invisíveis amantes cujos beijos são feitos de vento.
O que partiu está ausente, porém a sua alma acompanha o que ficou, habita o ar daquele que o amou, aguarda o reencontro sabendo que a vida continua – só para quem está entre nós?
A solidão e o envelhecimento são um tema recorrente nas peças do Teatro Só.
Porém, as personagens não são tocadas pelo desespero, mas sim pela reflexão dos gestos e pela gratidão da memória. A palavra “recordação” vem do francês “recour” (re-coração). Recordar é isso: fazer passar pelo coração, uma e outra vez…

Ficha Artística e Técnica:

Encenação e dramaturgia: Sérgio Fernandes
Atores: Ana Gabriel, Sérgio Fernandes
Espaço cénico: Criação coletiva
Música original: Ferdinand Breil
Guarda-roupa: Ana baleia
Máscara: Nuno pino custódio
Cenário (banco): Luís Lino, Eddie Dorner
Operador de som: João Veiga
Duração: 30 minutos

 

 

 

 
 



Comentários

pub