DGRM desafia pescadores lúdicos a participar em estudo sobre a atividade

Pescadores lúdicos têm um questionário ao qual podem responder

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) está a realizar um estudo da atividade de Pesca Lúdica, com colaboração do IMR – Instituto de Marketing e Research, uma empresa privada de consultoria.

Seguindo a DGRM, «o estudo visa melhorar o conhecimento da atividade de Pesca Lúdica praticada em Portugal Continental, e a caracterização dos pescadores recreativos, para melhor proteger os recursos e melhorar as condições de prática desta importante atividade de lazer».

A DGRM recorda que «a pesca lúdica é uma atividade económica e socialmente relevante», mas que, «com uma gestão inadequada, pode causar perturbações nos sistemas ecológicos das áreas marinhas, costeiras e outras».

Para evitar uma gestão inadequada fica o desafio DGRM, para resposta ao estudo até ao próximo dia 25 de Julho. Foram, contudo, já remetidos convites, por SMS, apelando à participação dos titulares de licença de pesca lúdica, «de forma a ser possível reunir informação que permita garantir o uso sustentável dos recursos pesqueiros».

Participe, respondendo ao inquérito disponível em: https://pescaludica.imrsurvey.pt/

Este é um primeiro inquérito global, que visa a caraterização geral da atividade e dos praticantes titulares de licença. Além deste inquérito, serão aplicados mais dois tipos de inquérito: um online, trimestral, previsivelmente nos meses de Setembro e Dezembro de 2021 e Março e Maio de 2022, com vista à recolha de informação relativa à pratica da pesca lúdica nos diferentes trimestres.

O outro presencial, a ser aplicado no terreno por equipas do projeto devidamente identificadas, que vão recolher informação e opiniões dos praticantes de pesca lúdica durante o exercício da atividade.

 

 
 
 



Comentários

pub