Beja recebe seminário “O Património Cultural Imaterial no Alentejo e no mundo lusófono”

Iniciativa visa descentralizar a atividade da Cátedra UNESCO no Alentejo

O Centro UNESCO de Beja recebe, hoje e amanhã, dias 9 e 10 de Julho, o seminário “O Património Cultural Imaterial no Alentejo e no mundo lusófono”.

O seminário é organizado pela Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional: interligar Patrimónios da Universidade de Évora, com o Observatório de Museus e Património Cultural Imaterial do Alentejo e o CIDEHEUS, contando com o apoio institucional da Câmara Municipal de Beja, através do Centro UNESCO de Beja.

A iniciativa visa descentralizar a atividade da Cátedra UNESCO no Alentejo, através da realização de ações de apresentação de investigação na área do Património Cultural Imaterial e museus, nas quais participem investigadores associados à Universidade de Évora, bem como as comunidades detentoras deste património e agentes que desenvolvam trabalho na área.

«Mais que apenas focarmos o Alentejo, e dentro do espírito da própria Cátedra, vamos dar a conhecer outras realidades ao nível da salvaguarda e valorização do Património Cultural Imaterial, com um olhar dirigido ao mundo lusófono e Espanha», explica a Câmara Municipal de Beja.

O objetivo é «partilhar conhecimento e experiência, de modo a que os países, através dos investigadores, agentes e detentores do património, possam desenvolver um trabalho coordenado e informado no universo vivo do Património Cultural Imaterial».

As mesas de trabalho estão distribuídas do seguinte modo:

Dia 9 de Julho:

Espaço institucional
Museus e o Património Cultural Imaterial no Alentejo
Teoria e Normativos do PCI
A cooperação internacional

Dia 10 de Julho

O Cante Alentejano
Património Alimentar
Património Textual
Jovens investigadores

 

 

 



Comentários

pub