“Beja Pride 2021″ celebra pela primeira vez orgulho LGBTQI+ no Baixo Alentejo

As iniciativas cumprem normas e orientações relativas à Covid-19

Beja é a primeira cidade do Baixo Alentejo a celebrar, este sábado, o Orgulho LGBTQI+, através da iniciativa Beja Pride, organizada pela Arruaça Associação, que preparou um conjunto de atividades que incluem exposições, conversas e música.

Frisando que «já há algum tempo, que havia a lacuna de não existir, no Alentejo, um espaço LGBTQ+», Nádia Mira, da organização do evento, explica que foi para colmatar essa “falta” que a Arruaça decidiu avançar com este evento.

Ao longo deste sábado, dia 3 de julho, o Beja Pride decorre no Parque Vista Alegre, estando, também, agendada uma conversa no Centro UNESCO, tal como revela Nádia Mira.

 

 

A exposição “Os Outros somos nós” dará início ao “Beja Pride”, numa mostra onde se podem apreciar obras de Cristina Matos, Eva Caseiro, João Guerreiro e Susana Henriqueta.

De acordo com a organização, esta exposição, cuja inauguração está marcada para as 15h00, pretende ser «um contributo para um entendimento mais plural e diverso».

Uma hora depois, às 16h00, realiza-se, no auditório do Centro UNESCO, a conversa “Da Margem ao Centro”, onde serão abordados os caminhos para a inclusão, numa atividade que conta com a parceria do Projeto EntreMarias.

Manuela Ferreira, presidente da AMPLOS – Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género, Sónia Calvário, advogada e formadora para a Igualdade e Vera Pereira, formada em jornalismo e comunicação e a desenvolver estudos na área do género, são as oradoras da iniciativa que conta com a moderação de Leopoldina Pina de Almeida (EntreMarias).

Às 20h30, reabrem as portas do Parque Vista Alegre e às 21h30 tem início o concerto de Fado Bicha que faz o encerramento desta primeira edição do Beja Pride.

Fado Bicha

Sublinhando que a organização já está a programar a próxima edição do evento, a vice-presidente da direção da Arruaça revela que as três atividades de hoje – que irão cumprir todas as regras da DGS – já estão esgotadas, o que demonstra, na sua ótica, impacto positivo que a Beja Pride teve junto da comunidade.

 

 

 



Comentários

pub