Adega alentejana Howard’s Folly acaba de lançar o Freshco? 2020

Um vinho tinto para se beber refrigerado, que chama atenção para a questão do aquecimento global

A adega alentejana Howard’s Folly, situada em Estremoz, acaba de lançar o Freshco? 2020, um vinho tinto de vinhas velhas que se bebe fresco.

O nome deste vinho é um cruzamento entre a palavra inglesa fresh e a portuguesa fresco. Idealmente servido a uma temperatura de 12ºC, é o vinho tinto ideal para se beber nos dias quentes de Verão, ou quando se procura um tinto mais leve. Com notas de frutos silvestres, mirtilo, amora e groselha, é longo, fresco e suculento com suaves taninos.

É um field blend de pequenas parcelas de vinhas com mais de 45 anos localizadas em Portalegre, no sopé de granito da Serra de São Mamede, onde temperaturas mais frias lhes conferem complexidade e frescura.

A arte, que faz parte do ADN da Howard’s Folly, sendo uma das paixões de Howard Bilton, reflete-se mais uma vez no rótulo deste novo vinho. O rótulo do Freshco? foi criado pelo artista britânico Justin Brice Guariglia, cujo trabalho documenta e critica o envolvimento da humanidade na crise do aquecimento global.

A obra de arte destacada no rótulo do Frescho?, intitulada Akunnaaaq I, é uma fotografia tirada por Justin enquanto voava numa missão científica da NASA com o diretor de vendas de Howard Folly e filho de Howard, Tom Bilton, por cima dos glaciares derretidos da Gronelândia em 2016. O gelo na imagem derreteu uma semana após a fotografia ter sido tirada, e nunca mais voltará a formar-se.

O nome do vinho, Freshco?, neste caso não só indica a temperatura à qual deve ser servido, mas também questiona o estado do clima da terra e pede ao consumidor que se envolva com esta questão.

 

Justin Brice Guariglia – Foto: ©Noah Kalina

“As alterações climáticas são algo que temos em atenção na Howard’s Folly. Tentamos o nosso melhor para ter o mínimo impacto possível na Terra em tudo o que fazemos. É por isso que, quando decidimos criar um tinto fresco para estes dias de calor, escolhemos associar-nos ao ativista de alterações climáticas e artista Justin Brice Guariglia. O trabalho de Justin destaca os problemas que a nossa civilização está a enfrentar e, como a ideia nasceu por causa destes dias cada vez mais quentes, queríamos que este vinho fizesse o mesmo”, explica Tom Bilton.

Situada em Estremoz, no Alto Alentejo, a Howard’s Folly é uma adega urbana que se dedica à produção de pequenos lotes de vinhos premium, elaborados a partir de uma seleção de algumas das melhores castas portuguesas.

Este projeto excecional foi “idealizado” pelo empresário britânico e colecionador de arte Howard Bilton e pelo enólogo de origem australiana David Baverstock. Juntos criaram um projeto único que produz vinhos de alta qualidade e reúne arte e benemerência – para apoiar crianças carentes, através da Sovereign Art Foundation -, sob o mesmo teto.

Howard’s Folly Freshco?: PVP €10
Disponível em garrafeiras e no site da Howard’s Folly

 

 

 

 
 



Comentários

pub