Vinhos do Alentejo aplaudem reforço da verba de apoio à restruturação da vinha

A medida foi anunciada pelo Ministério da Agricultura esta segunda-feira, 14 de Junho, como resposta ao elevado número de candidaturas

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) saudou esta terça-feira, 15 de Junho, o Governo pelo reforço da dotação orçamental do Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão da Vinha (VITIS), relativa à campanha 2021 2022, para 57 milhões de euros.

Francisco Mateus, presidente da CVRA e da ANDOVI (Associação Nacional das Denominações de Origem Vitivinícolas), lembra, no entanto, que «é essencial que a viticultura, produtores e comerciantes de vinho tenham um quadro previsível sobre os apoios, que conheçam os seus objetivos, as regras e os valores disponíveis».

«Quando se anunciam aumentos num ano, gera-se incerteza nos anos seguintes. Não devemos hipotecar a intenção de investimentos futuros», acrescenta.

Para a CVRA, é importante que os apoios disponíveis sejam reforçados, defendendo, contudo, que setor deverá ser visto a longo prazo pelo Governo.

A medida foi anunciada pelo Ministério da Agricultura esta segunda-feira, 14 de Junho, como resposta ao elevado número de candidaturas. Também o prazo de participação será alargado para o dia 21 de Junho.

Comentários

pub