Dois homens detidos por tráfico humano e exploração de trabalhadores agrícolas em Serpa

«A investigação permitiu, até ao momento, identificar e sinalizar quatro vítimas da exploração, tendo outros trabalhadores recusado prestar depoimento com receio de represálias», diz o SEF

Dois homens, de origem asiática, suspeitos de explorar trabalhadores agrícolas também migrantes, em Serpa, foram detidos esta quarta-feira, 30 de Junho, pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Segundo o SEF, estes dois homens, de 53 e 33 anos, já com nacionalidade portuguesa, foram detidos por «indício da prática do crime de tráfico de pessoas, consubstanciado na exploração de trabalhadores agrícolas através de pressão psicológica, ameaças, agressões físicas e retenção de salários».

«Os factos que deram origem à investigação foram praticados em Serpa, distrito de Beja, onde os arguidos tinham dezenas de trabalhadores de origem indostânica para a realização de tarefas agrícolas, mantendo-os sob exploração, aproveitando o facto de não terem a sua situação regularizada em Portugal», conta o SEF.

Os arguidos «cobravam também elevados valores pelo alojamento, exigindo ainda o pagamento de alegadas prestações sociais e impostos que, na verdade, não liquidavam», acrescenta.

«A investigação permitiu, até ao momento, identificar e sinalizar quatro vítimas da exploração, tendo outros trabalhadores recusado prestar depoimento com receio de represálias», diz ainda.

Além dos detidos, foi constituída arguida a empresa de que são sócios gerentes, bem como uma mulher portuguesa.

Os detidos serão presentes hoje no Tribunal Judicial da Comarca de Serpa para interrogatórios judiciais e consequente aplicação de medidas de coação.

 
 



Comentários

pub