Rio Guadiana vai ficar navegável entre Mértola e o Pomarão

«Com a conclusão deste projeto, repõe-se a navegabilidade desta via de navegação interior, a qual assumiu no passado uma grande importância económico-social para as gentes do Baixo Guadiana»

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) vai avançar com a última fase do projeto de navegabilidade do troço Pomarão-Mértola, no rio Guadiana. O anúncio foi feito esta sexta-feira, 25 de Junho, numa sessão que contou com a presença do Ricardo Serrão Santos, ministro do Mar.

«A DGRM vai avançar com o projeto de navegabilidade do último troço até Mértola, o que contemplará a regularização de fundos em toda a sua extensão e a execução do assinalamento marítimo através de balizagem diurna e noturna do futuro canal de navegação», diz esta entidade, em nota de imprensa.

Em paralelo, «deverão também ser realizadas intervenções nas infraestruturas de acostagem e movimentação de pessoas».

A DGRM realizou nos últimos anos a recuperação do molhe quebra-mar da barra de acesso ao rio em Vila Real de Santo António, bem como a execução dos projetos de navegabilidade nos primeiros dois troços: ou seja, o troço entre VRSA-Alcoutim e Alcoutim-Pomarão.

«Com a conclusão deste projeto, repõe-se a navegabilidade desta via de navegação interior, a qual assumiu no passado uma grande importância económico-social para as gentes do Baixo Guadiana e que atualmente é uma grande aspiração deste território», diz a DGRM.

A iniciativa desta sexta-feira teve lugar nos Paços do Concelho de Mértola e, além da DGRM, estiveram presentes os municípios de Mértola, Alcoutim e Castro Marim, as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, o ICNF, a Docapesca, o Instituto Hidrográfico e a Capitania de Vila Real de Santo António.

 



Comentários

pub