Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Bruno Miguel Cavaco Gomes, professor de Educação Física do Agrupamento de Escolas João de Deus, em Faro, recebeu a Menção Honrosa Adaptação e Inovação no Ensino à Distância, no Global Teacher Prize Portugal (GTPP) 2021.

Esta Menção Honrosa «vem reconhecer todo o trabalho dos docentes e comunidades educativas desde a suspensão das atividades letivas presenciais, e cujo regresso este ano acabou por ser uma surpresa tornada possível graças ao sucesso surpreendente da campanha de crowdfunding que o GTPP testou este ano».

Há 19 anos que o professor Bruno Gomes implementa projetos de sua autoria (“Pinheiríadas” e “Francisquíadas”), este ano com o nome de “Licíadas”.

vila do bispo

Através destes, o docente procura envolver, num concurso cultural e desportivo, outros professores, alunos de vários anos de escolaridade e familiares. Esta resposta irreverente e inovadora pretende que atividades não curriculares e curriculares coexistam num sistema de ensino que formate menos e humanize mais.

«Depois de 19 anos a implementar estes projetos nas escolas, a motivação dos alunos para participarem das aulas de Educação Física aumentou significativamente, e o livro de marcar pontos, está em via de extinção. Na adaptação no ensino à distância, o professor conseguiu manter os alunos a realizar atividade física invertendo os papeis e desafiando os alunos a preparar partes das aulas», explica a organização.

Este ano, a grande vencedora do Global Teacher Prize Portugal é Elsa Cerqueira, professora de Filosofia na Escola Secundária de Amarante, que se move «pelo desafio de criar e implementar “pequenas utopias”, com o intuito de potencializar o desenvolvimento de cidadãos críticos e criativos para uma sociedade paulatinamente mais autêntica, isto é, mais humanizada».

A professora combina as suas três paixões: filosofia, cinema e educação, assegurando a transmutação da utopia em realidade. A professora Elsa é ainda criadora do projeto “Filosofia com Cinema”, que visa desenvolver o pensamento filosófico de cada aluno, dentro e fora do filme.

«A ação pedagógica de transformação dialógica permite que cada jovem, em cooperação com os pares, desenvolva, através dos filmes, o seu questionamentos, autonomia cognitiva e afetiva, seguindo valores fundamentais como o respeito para com o outro, a tolerância pela diversidade e a solidariedade. A extensão desta ação à comunidade civil torna-os seres ativos capazes de a melhorar segundo o enfoque prático de cidadania esclarecida, interventiva e colaborativa. Desta forma, o aluno-filósofo é estimulado a exercitar o pensamento, descobrindo e construindo ativamente o conhecimento e descobrindo-se, com a orientação da professora, enquanto ser crítico e criativo, além das outras competências consideradas essenciais no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória», enquadra a organização.

Esta acabou por ser mais uma edição atípica do prémio devido ao contexto de crise pandémica mas com adesão histórica de professores e professoras com candidaturas validadas pelos auditores da PwC Portugal.

Com uma clara abrangência nacional, este ano as candidaturas chegaram mesmo de todo o território, ou seja, dos 18 distritos do continente e das duas regiões autónomas, tendo voltado a estar representados professoras e professores de todos os níveis de ensino.

 
 



festival do marisco de olhao
dia da cidade tavira

Também poderá gostar

Sul Informação - Teia d’Impulsos levou projeto ECOS à comunidade escolar de Portimão

Teia d’Impulsos levou projeto ECOS à comunidade escolar de Portimão

Obras modernização PRR escolas

Quatro escolas do Algarve sofrem 31 milhões de euros de obras de modernização pagas pelo PRR

Antigas instalações PJ Faro - Futura residência universitária

Residência universitária na Vila-Adentro pode nem passar do papel se não tiver financiamento