Obras de recuperação da Igreja Matriz de Aljustrel arrancam em Julho

Obras custam perto de 170 mil euros

As obras de recuperação e beneficiação da Igreja Matriz, em Aljustrel, deverão começar em Julho, depois de esta quarta-feira, dia 2, ter sido assinado o contrato. A empreitada está orçada em 169.850,85 euros, devendo prolongar-se por 150 dias.

Esta intervenção acontece na sequência da candidatura, em nome da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Aljustrel, ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), nomeadamente à medida 10 LEADER “Operação Renovação de Aldeias”.

O Município de Aljustrel irá contribuir com uma verba financeira, tendo ainda aprontado todos os projetos técnicos e ficado responsável pelo acompanhamento de obra e execução da candidatura.

O projeto visa a conservação e reabilitação das coberturas do conjunto edificado, de modo a permitir a salvaguarda e preservação deste monumento.

No âmbito desta empreitada, terá lugar a montagem de estaleiro e vistoria de pormenor, desmontes e remoções, colocação de estruturas em madeira nova, revestimentos de cobertura (assentamento de telhado e limpeza e recuperação do beirado), reparação de rebocos em paramentos e elaboração de registos.

«Esta primeira fase da empreitada irá permitir reabilitar este importante monumento, contribuindo-se para a requalificação do património religioso, cultural e arquitetónico no Concelho de Aljustrel», salienta a Câmara local.

 



Comentários

pub